Com o fim do prazo para que os partidos políticos definissem seus candidatos para as eleições 2018, encerrado nesse domingo, 5, o Piauí, as teve e homologação oito candidatos ao governo.
As chapas deverão ser oficializadas na Justiça Eleitoral até esta segunda-feira contendo todos os candidatos, vices, alianças ou coligações.
A advogada e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sueli Rodrigues, foi a primeira a ter seu nome confirmado para disputar o Palácio de Karnak. Sueli é filiada ao PSOL e terá como vice o sindicalista Francisco José da Silva (Chiquinho da Luta).
O PSC lançou o empresário e advogado Valter Alencar como candidato a governador do Piauí.
Após desistir e voltar atrás, o senador Elmano Férrer, ex-prefeito de Teresina, teve seu nome homologado pelo Podemos ao governo. O vice escolhido para compor a chapa foi o médico Luiz Ayrton.
O petista Wellington Dias, atual governador, vai disputar a reeleição ao Palácio de Karnak. Ele tem como a vice a senadora Regina Sousa, também do PT.
O PSL homologou no sábado, 4, a candidatura de Fábio Sérvio ao Governo do Piauí. A chapa foi fechada com o candidato a vice do PROS, o coronel Carlos Pinho.
Também no sábado, o Solidariedade homologou confirmou a candidatura a governador do deputado estadual Dr. Pessoa. A chapa majoritária conta ainda com Vanessa Tapety (PTC) na vaga de vice.
O dia terminou com o PSTU oficializando a candidatura de Luciane Santos ao Palácio de Karnak, tendo como vice o agricultor familiar Tibério César.
Na manhã de domingo (5), data limite para as convenções, foi a vez do PSDB confirmar o nome de Luciano Nunes como candidato a governador. O tucano terá como vice a delegada Cassandra Moraes Sousa (DEM).
Por ordem alfabética, são estes os nomes:
1-Dr. Pessoa (Solidariedade)
2-Elmano Ferrer (Podemos)
3-Fábio Sérvio (PSL)
4-Luciane Santos (PSTU)
5-Luciano Nunes (PSDB)
6-Sueli Rodrigues (PSOL)
7-Valter Alencar (PSC)
8-Wellington Dias (PT)
O REDE ainda não oficializou a candidatura da Irmã Graça. Ao que tudo indica o partido deverá ficar de fora da disputa ao governo. De acordo com informações apuradas, caso a sigla não entre na disputa, o partido deverá apoiar a chapa encabeçada por Elmano Férrer. O prazo se encerra hoje.
O tempo de propaganda eleitoral, que começa dia 16 de agosto, será dividido entre as coligações. Como possui a chapa com maior número de partidos, o governador Wellington Dias, candidato a reeleição, terá o maior tempo disponível para fazer sua campanha: com os alados, terá quase 50% do tempo total no rádio e na TV.
Por ordem de tempo, o tempo estimado de cada candidato será:
1-Wellington Dias e aliados: média de 5 minutos disponível;
2-Luciano Nunes e aliados: média de 2 minutos disponível;
3-Dr Pessoa e aliados: média de 1 minuto disponível;
4-Elmano Ferrer e aliados: média de 40 segundos disponíveis;
5-Fábio Sérvio e aliados: média de 30 segundos disponíveis;
6-Valer Alencar e aliados: média de 20 segundos disponíveis;
7-Sueli Rodrigues e aliados: média de 10 segundos disponíveis;
8-Luciane Santos e aliados: média de 5 segundos disponíveis.
Fonte: Cidade Verde