O líder do governo na Casa, deputado Francisco Lula Limma (PT), usou o tempo destinado aos pequenos avisos, para registrar que no dia de ontem, na solenidade alusiva aos 183 anos da Polícia Militar do Piauí, na entrega da Medalha do Mérito Militar, a promoção de 72 (setenta e dois) oficiais, praças, e o ato de formatura de 324 novos policiais militares, que serão distribuídos em cidade do interior e na capital piauiense.
“O Piauí segue nessa caminhada, de reforço da sua estrutura e de pessoal, na área da Segurança, mesmo com o Estado tendo dificuldades em manter o equilíbrio fiscal e se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal, o governador Wellington assumiu um compromisso e faz a conclusão de formatura de mais essa turma da Polícia Militar, chegando a quase mil policiais militares, formados e contratados”, ressaltou.
O parlamentar disse ainda que esse é um desafio enorme, que o governo vem fazendo para dá mais segurança ao estado. Ele aproveitou também para destacar uma matéria em páginas de jornais, no dia de hoje, onde diz que o Piauí cresceu 1. 262%, na região Sul (do MATOBIPA). E acrescentou que a política de incentivo do governo do estado vem trazendo resultados para a economia.
O deputado doutor Hélio (PR) agradeceu a receptividade no município de Pio IX , e se reportou ao excelente trabalho realizado pelo vereador Dr. Samuel e citou também o nome do ex-prefeito Mesquita.
Também na fala do parlamentar ele se reportou aos investimentos que o governador Wellington Dias tem feito no estado do Piauí. E lembrou do chamamento para os concursados do sistema prisional, que irão reforçar o trabalho da segurança público no Estado. Embora, de acordo com o parlamentar, o governador esteja um pouco limitado, devido a crise econômica pela qual passa todo o país, já está sendo conversado com o governo, a necessidade em expandir o número de servidores a serem convocados para os servilos de segurança pública.
“Estamos apresentando um relatório, sustentando a necessidade de criamos uma condição de faze o chamamento planejado, para que o sistema possa estar com uma condição melhor de trabalho, para a segurança do estado do Piauí”, disse o deputado, chamando a a tenção para o Estado do Piauí, que em relação a Minas Gerais, por exemplo, não vive o drama de ter que dividir os salários de servidores, estando o Estado, segundo ele, com os salários em dia.
O Deputado Luciano Nunes (PSDB) se reportou as falas dos deputados Robert Rios e Dr. Hélio sobre a questão dos agente penitenciários e disse ser importante que o governo do Piauí leve à sério a situação da segurança pública e que possa cumprir a sua palavra. Luciano Nunes ressaltou que se tem uma crise instalada no governo de Wellington Dias, é a crise da credibilidade.
“Ninguém acredita mais o que o governador assina e muito menos no que ele fala. A população carcerária no Piauí, dobrou nos últimos dez anos e nós temos o mesmo número de agente penitenciários que tínhamos em 2019. Esse concurso, que se arrasta desde de 2016, com pessoas que acreditavam no governador”, disse o parlamentar, chamando a atenção para que seja evitada uma nova rebelião em presídios do Estado.
O deputado Gustavo Neiva (PSB) usou os dois minutos para lamentar a situação em que se encontra a saúde pública no estado do Piauí e dizer que o Hospital Regional de Floriano,Tibério Nunes, se encontra sem, sequer, uma ambulância, para atender a demanda de pacientes, muitas vezes em situação de gravidade, como é o caso daqueles que precisam se deslocarem para Teresina, quando necessário. Ele disse que o governo pensa 24 horas em reeleição e não se importa com adquirir uma ambulância, que custa cerca de um pouco mais de cem mil reais.
“Um governo que gasta milhões com cargos comissionados, para acomodação política e não tem preocupação em estruturar um hospital que presta serviços, embora precários, à uma região muito grande. O diretor do hospital precisa muitas vezes de pedir ajuda e apelar até pelo amor de Deus, para cidades vizinhas, para transportar pacientes em estado grave, para Teresina”, finalizou dizendo que é de estarrecer situações como essa, em cidades do estado do Piauí e cobrou rápidas providências do governador Wellington Dias, para com o hospital Tibério Nunes.
Alepi