• roma.png
  • vamol.jpg

BrVox  realizou em Teresina, sondagem de intenção de voto com os pré-candidatos ao Senado Federal. No levantamento,  quem lidera na capital é o deputado estadual Dr. Pessoa (Solidariedade) com 39,4% da preferência dos entrevistados.

Em segundo lugar na pesquisa, quem aparece é o cantor Frank Aguiar, pré-candidato do PRB, com 15,2%, seguido do ex-governador Wilson Martins (PSB), com 10,6%. Seguem os dois pré-candidatos à reeleição, Ciro Nogueira (PP) e Regina Sousa (PT), respectivamente, com 8,2% e 6,4%.

Na sequência, Francisco das Chagas, o Quem-Quem (Avante), com 5,4%; o deputado estadual Robert Rios (DEM), somando 4,8%; o deputado federal do PSD, Júlio César, com 2%; e o ex-vereador Antônio José Lira (PSL), que obteve 1,4%.

Com 1% cada, seguem Elizeu Aguiar (PSL) e Gustavo Henrique (PSC); Calina Lopes (Patriota) e Paulo Henrique (REDE), com 0,6% de preferência, cada. Em seguida, o jornalista Telsírio Alencar (SD), somando 0,4%; e os três com 0,2%, cada um, Jesus Rodrigues (PSOL), Joaquim Saraiva (PSDC) e Lafaiete Andrade (PSDC). Manoel Lopes (PROS) não pontuou.

Dos entrevistados, 43,8% disseram que votariam Nulo/Branco/Nenhum, e 58% das respostas foram dos que não quiseram ou não souberam opinar. Como neste ano, os eleitores do Piauí irão eleger dois senadores, na pergunta, os entrevistados apontaram duas duas intenções de voto, assim o percentual somado das respostas é de 200%.

SEGUNDO CENÁRIO ESTIMULADO

O BrVox consultou os eleitores sobre a intenção de voto para o Senado, em um cenário estimulado com apenas seis dos pré-candidatos já anunciados. Nesta situação, Dr. Pessoa aparece com 41,6%, seguido de Frank Aguiar, somando 15,4%.

Seguem Wilson Martins com 11,6%, Ciro Nogueira com 8,6%, Regina Sousa, que obteve 6,4%, e Robert Rios, preferência de 4,8%. Com estes nomes, apenas, o percentual de indecisos vai para 65,4%, e dos que votariam Nulo/Branco/Nenhum chega a 46,2%. Neste questionamento, os eleitores consultados apontaram também duas alternativas, com soma percentual das respostas ficando em 200%.

REJEIÇÃO

Com os mesmos seis nomes do cenário acima, o BrVox mediu ainda a rejeição. Quando questionados, 26,8% disseram que não votariam de jeito nenhum em Ciro Nogueira para senador. A segunda maior rejeição, de 7,4%, foi do ex-governador Wilson Martins. Dr. Pessoa teve rejeição de 6,2%.

Dos teresinenses entrevistados, 5,2% não votariam em Robert Rios, 5% descartaram voto em Regina Sousa, e 4% não têm intenção de votar em Frank Aguiar. 13,4% não votariam em nenhum, e indecisos foram 32%.

PRÉ-CANDIDATOS À REELEIÇÃO

O instituto questionou ainda sobre os dois senadores pré-candidatos à reeleição em 2018, Regina Sousa e Ciro Nogueira, para saber dos eleitores entrevistados, caso apenas os dois fossem candidatos, em quem votariam. A senadora petista tem leve vantagem, somando 16,4% de preferência, contra 10,4% do presidente nacional do Progressistas. 40,2% responderam que votariam Nulo/Branco/Nenhum, e 33% não quiseram ou não souberam opinar.

Regina Sousa e Ciro Nogueira, ambos pré-candidatos à reeleição no Senado

Regina Sousa e Ciro Nogueira, ambos pré-candidatos à reeleição no Senado 

GOVERNO | W.Dias 42%, Elmano 9,4%, Luciano 6,6% e Margarete 1,8%

180graus divulga nesta segunda-feira (18/06) os números da pesquisa BrVox realizada em Teresina, com intenção de voto para governo do Estado, sondando os nomes dos pré-candidatos apontados no cenário de disputa para 2018.

Na capital, o pré-candidato à reeleição, governador Wellington Dias (PT) aparece com 42,8% da preferência dos entrevistados, tendência que tem se repetido nos recentes levantamentos divulgados.

Em segundo lugar na pesquisa, quem aparece é o senador Elmano Férrer (Podemos), com 9,4%, seguido do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 6,6%. Também sondada na pesquisa BrVox encomendada pelo portal, a vice-governadora Margarete Coelho (PP) tem 1,8% de intenção de voto para a chefia do Executivo.

Seguem os pré-candidatos Fábio Sérvio (PSL), com 0,6%, Irmã Graça (Rede) e Valter Alencar (PSC), com 0,4% cada um, e ainda Luciana Santos (PSTU) e Sueli Rodrigues (PSOL), somando 0,2% da preferência, cada.

César Melo (PPL) e Romualdo Sena (PSDC) não pontuaram na pesquisa.

Dos entrevistados, 21,4% responderam Nenhum/Nulo/Branco. Os restante 16,2% foram os indecisos.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea para governo, 39,4% disseram não saber em quem votar. 16,8% disseram que votariam Nenhum/Nulo/Branco. Quando mencionaram nomes com intenção de voto, 32,6% manifestaram desejo de votar no governador Wellington Dias.

5,6% citaram o nome de Elmano Férrer, e 4,2% o de Luciano Nunes. Citados ainda Dr Pessoa (0,6%), além de Lula, Irmã Graça. Margarete Coelho, Sílvio Mendes, cada um somando 0,2%. Na espontânea, não são apresentadas opções aos entrevistados, que responde com o nome de sua preferência.

CENÁRIO COM TRÊS CANDIDATOS

Um dos cenários simulados pelo BrVox trazia apenas os nomes de W.Dias, Elmano e Luciano. Dos três, 43% disseram que votariam no governador para a reeleição, 10,2% que votariam em Elmano, e 6,8% apontaram preferência para Luciano. Indecisos foram 17,2%, e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco, 22,8%.

CONFRONTOS DIRETOS

Nas três simulações de confronto direto contra Wellington Dias, o governador venceria com mais de 40% das intenções de voto. Foram simulados embates com Elmano Férrer, Luciano Nunes e Margarete Coelho. Veja os números:

Cenário 1

Wellington Dias ___________ 44,6%
Elmano Férrer ____________11,4%
Não Sabe/Não Opina ______ 18,4%
Nenhum/Nulo/Branco ______ 25,6%

Cenário 2

Wellington Dias ____________45,6%
Luciano Nunes ____________ 8%
Não Sabe/Não Opina _______ 20%
Nenhum/Nulo/Branco _______ 26,4%

Cenário 3

Wellington Dias _____________47%
Margarete Coelho ___________3,8%
Não Sabe/Não Opina ________19,8%
Nenhum/Nulo/Branco ________29,4%

OPOSIÇÃO
BrVox questionou ainda os entrevistados se, caso tenham de escolher entre um candidato de oposição e Wellington Dias, quem votariam para governador do Piauí. 45,4% disseram que votariam no atual chefe do Executivo. Só 12,6% apontou que votaria na oposição. 20,8% responderam nenhum/nulo/branco, e os 21,2% ficaram indecisos.

AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DE W.DIAS
Na mesma pesquisa BrVox, os entrevistados foram questionados sobre a gestão do atual governador. Foram 57,4% os que disseram que aprovam a forma de Wellington Dias em administrar o estado. 30,4% não aprovam. 12,2% não souberam ou não quiseram opinar.

Na avaliação, 33,4% consideraram como Boa a gestão de Wellington neste seu terceiro mandato à frente do governo estadual. Tem atuação Regular para 25,4%; Péssima para 13%; Ruim na opinião de 11,6%; e Ótima para apenas 9,4%. Os restante 7,4% não souberam ou não quiseram opinar.

DADOS DA PESQUISA
A Pesquisa BrVox realizada em Teresina no dia 11 de junho, ouvindo 500 eleitores, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número de protocolo PI-04957/2018. Tem margem de erro de 4,38% e nível de confiança de 95%.

 

Pesquisa: Br vox

Fonte:180graus