• roma.png
  • vamol.jpg

Donald Trump e Kim Jong Un chegaram neste domingo (10) a Cingapura, dois dias antes de sua esperada cúpula, cujo resultado é incerto após décadas de desconfiança entre o isolado país com armas nucleares e a superpotência mundial.

trum

O avião Air Force One do presidente americano aterrizou pouco antes das 20H30 (9H30 de Brasília) em Cingapura, poucas horas depois da chegada de Kim.

O arsenal nuclear de Pyongyang, que lhe rendeu várias séries de sanções do Conselho de Segurança da ONU e ameaças de ações militares do governo de Trump, será a questão central da agenda.

Encerrar formalmente a Guerra da Coreia, 65 anos após o fim das hostilidades, também estará sobre a mesa no primeiro encontro entre o líder norte-coreano e um presidente em exercício do seu "inimigo imperialista".

Kim chegou a Cingapura a bordo de um 747 da Air China, que segundo o site de registro de voos Flightradar24 decolou de Pyongyang esta manhã com destino a Pequim antes de alterar o número do voo, uma vez já no ar, para dirigir-se para o sul.

O ministro das Relações Exteriores da cidade-Estado, Vivian Balakrishnan, tuitou uma foto de si mesmo saudando no aeroporto o líder norte-coreano, que foi levado para o centro da cidade em uma limusine acompanhada por um comboio de mais de 20 veículos.

Kim tem marcado um encontro com o presidente de Singapura, Lee Hsien Loong, na tarde deste domingo, de acordo com o ministério das Relações Exteriores, enquanto Trump segue viajando a bordo do Air Force One depois de ter deixado, no dia anterior, a reunião do G7 no Canadá.

msn