O levantamento organizado pela secretaria do Tesouro Nacional, sobre investimentos em segurança pública no Brasil, mostra que o Piauí é o estado que mais investiu no setor de segurança pública entre os anos de 2015 e 2017.
Segundo as informações do relatório do SICONFI (Sistema De Informações Contábeis e Fiscais Do Setor Público) o Piauí investiu R$ 707 milhões no setor de segurança pública entre os anos de 2015 e 2017. Com o crescimento de quase 200% de investimento no setor, o Piauí ocupa sozinho o topo da lista de investimentos em segurança pública e deixa os outros estados do país bem atrás. No Brasil inteiro, os gastos estaduais com segurança tiveram uma pequena alta no período, pouco acima de 1%.
O secretário de segurança pública Fábio Abreu afirma o investimento focado na segurança publica do estado do Piauí e explica quais as iniciativas feitas para maior arrecadação. ´´O aumento de investimento no setor de segurança pública no Piauí se dá com o aumento de recursos do tesouro estadual e a destinação de emendas parlamentares, feita pelo deputado federal Fábio Abreu, único deputado que fez essa indicação, com destino ao setor de segurança pública. Essa soma de iniciativas justifica os novos recursos disponíveis para investimento.´´ Concluiu o secretário de segurança pública Fábio Abreu Costa.
Segundo o secretário de segurança pública Fábio Abreu a maior arrecadação de recurso permitiu que fossem feitos investimentos em infraestrutura, reaparelhamento e modernização das instituições para melhorar os serviços prestados a população.´´O Piauí mostra que os recursos destinados para a segurança pública foram empregados de forma correta, quando é possível verificar que 2017 foi o ano de maior redução nos índices de criminalidade, nos últimos quatro anos.´´ Justifica o secretario de segurança Fabio Abreu sobre o aumento dos investimentos.
No orçamento geral da união referente aos anos de 2015 e 2016, o deputado federal Fábio Abreu, destinou as seguintes verbas à segurança. No ano de 2015, foram destinados R$ 4 milhões para implantação do projeto de monitoramento eletrônico em cidades do interior, construção de delegacias, além de reestruturação do hospital da polícia militar. Em 2016 foram cerca de 3.5 milhões para reaparelhamento e modernização das instituições de segurança do estado, como compra de equipamentos, armamentos e reforma do batalhão de rondas ostensivas e naturezas especiais (BPRONE) com sede em Teresina.
Segundo o Diretor Administrativo Financeiro da secretaria de segurança Pública do Piauí, Rubens Pereira, as verbas provenientes do tesouro estadual foram destinadas para construir e reformar pelo menos dez instalações da secretaria de segurança pública, entre elas obras inauguradas e em andamento nos municípios de Parnaíba, Floriano, Bonfim do Piauí, Buriti dos Lopes, Picos, Teresina, Pedro II, Canto do Buriti, Domingos Mourão e Vila Nova. ´´Temos obras que já foram concluídas e inauguradas, e obra em andamento, inclusive para ser entregue ainda esse mês de março, além de outras obras em fase de licitação e projetos já iniciados pela secretaria de segurança publica do Piauí.´´ Concluiu o Coronel Rubens Pereira
FONTE: SSP PI