Na última segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde fez a entrega de medicamentos nas unidades Do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e III, a medicação que trata de problemas relacionados à transtorno mental e ansiolíticos foi distribuída em quantidade suficiente para atender os pacientes pelos próximos três meses. A medicação faz parte do processo de cuidado de quem sofre com transtorno mental, afirmou Dra. Idalina de França Barros, coordenadora de Saúde Mental de Floriano.
O CAPS realiza atendimento psicoterapêutico, atendimento social, fisioterapêutico, além de acompanhar a rotina dos pacientes em seus lares e ofertar acompanhamento com educador físico, por isso necessita receber a medicação para melhor desempenho dos trabalhos realizados. O medicamento faz parte do plano de tratamento de boa parte dos casos assistidos pelo Centro, sendo por isso necessária a sua distribuição.
Vale ressaltar que o CAPS II atende pacientes com transtornos mentais persistentes e o CAPS AD III trabalha os pacientes com estes transtornos ,mas especificamente os transtornos provocados pela utilização de álcool e drogas, desejando em ambos os casos a reabilitação dos pacientes. O paciente com transtorno mental pode procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS onde receberá as orientações necessárias.
ascoom