A presidente Dilma Rousseff deve visitar o Piauà e outros três estados nordestinos esta semana. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o atraso em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - motiva a viagem, que deve durar três dias. Já se cogita, inclusive, a instalação de câmeras nos canteiros de obras na região. A informação não foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que divulga agenda em BrasÃlia para a chefe de estado nesta segunda-feira.
De acordo com a reportagem, a decisão de fiscalizar as obras foi comunicada na semana retrasada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia teria surgido após ser constatada a redução no ritmo do PAC, que tem entre suas obras a ferrovia Transnordestina, que corta o Sul do PiauÃ.
Problemas de gestão e o corte de R$ 50 bilhões feito pelo Ministério da Fazenda nos cofres da União em 2011 seriam os responsáveis pela lentidão. Com a visita, Dilma Rousseff pretende fazer com que obras importantes não sejam prejudicadas pro ajustes fiscais do governo, que devem promover corte neste ano ainda maior R$ 60 bilhões.
Em três dias, Dilma Rousseff deverá passar por ParaÃba, Pernambuco, Piauà e Ceará. Além da Transnordestina, entre as obras a serem visitadas estão a transposição do rio São Francisco e projetos de irrigação. Alguns canteiros devem ganhar câmeras para que as ações sejam acompanhadas por um sistema on-line de monitoramento na Casa Civil.
O jornal acrescenta que o PT deve aproveitar a viagem para pedir participação na pré-campanha eleitoral de 2012 em algumas cidades. No entanto, fontes afirmam que ela ficará distante das conversas neste primeiro semestre.
Mural da Vila