A Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, sob a presidência da deputada Margarete Coelho (PP) se reuniu hoje, 28, no plenarinho deputado “Prado Júnior” com representantes da exploração do gás de xisto no Estado do Piauí, a exemplo do que já acontece nos Estados Unidos. Foi convidado para fazer uma palestra o professor de geologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Fernando Scheibre. Ele afirmou existir uma previsão para exploração do gás de xisto com as águas doces no Brasil.
Luiz Fernando Scheibre disse que, atualmente, os Estados Unidos revoluciona a produção de gás de xisto. Conforme os estudos, trata-se de uma exploração com perspectiva de revolucionar a economia brasileira.
Piauí – No Piauí foi realizada a licitação pela Agência Nacional de Petróleo. Existe a possibilidade desse tipo de produção de gás de xisto contaminar o faturamento das águas dos rios. A deputada Margarete Coelho afirmou a necessidade da discussão pública em razão do meio ambiente, devido o impacto ambiental e os embargos econômicos caso aconteça a exploração do gás de xisto no Piauí.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo com reportagem sobre a exploração do gás de xisto, que já acontece nos Estados Unidos. Participaram da audiência pública vários representantes de diversos órgãos públicos, inclusive, a Semar e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Piauí.
Alepi
piauinoticias.com