• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Amanhã, terça-feira, 15, a Assembleia Legislativa realizará Sessão Solene em homenagem as instituições de combate ao câncer no estado do Piauí. O requerimento aprovado é da deputada Rejane Dias (PT). Esse ano, a previsão é do surgimento de 4. 100 novos casos de câncer no Piauí.

 

 

Conforme pesquisas, na última década no Brasil, aumentou 20% o número de câncer. A maioria nos homens é câncer de próstata e, nas mulheres, de mama. No último dia 08 foi o Dia Mundial do Câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Em todo o Brasil a estimativa é do surgimento de 1 milhão de novos casos da doença devem ser diagnosticados. Nos homens, além do câncer de próstata, os maiores casos registrados são de traqueia, brônquio, pulmão, cólon, reto e do estômago.

 

O Piauí ocupa o segundo lugar se comparados com os demais estados do Nordeste. Em primeiro, está Alagoas. Segundo informações do Inca, pelo menos 70 % dos casos de câncer poderiam ser evitados, caso fossem adotados hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos e melhor alimentação, além da redução do consumo de bebida alcoólica.

 

Piauí – As pesquisas revelam que 2.379 mulheres deverão morrer de colo e mama, no Piauí. De 2003 a 2013 foram registrado 6.884. Os óbitos de mulheres foi de 74,2  acometidas de câncer na faixa etária de 50 anos de idade.

 

Com exceção do câncer de pele, a maioria dos novos casos da doença deve aparecer em homens, enquanto as mulheres os mais frequentes são: de mama, cólon e reto, colo do útero e pulmão.

 

 

Alepi

piauinoticias.com