• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A produção de medicamentos fitoterápicos pela Universidade Federal, superlotação do HUT e certificação do CEIR foram temas apresentados hoje (9) ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), senador Wellington Dias, prefeito Florentino Neto (Parnaíba) e o superintendente do Centro Integrado de Reabilitação de Teresina (CEIR), Aderson Luz.

Também foram pautados a implantação da rede de tratamento do câncer em Parnaíba, a liberação de recursos para construção de um centro de referência de saúde da mulher também em Parnaíba – emenda do deputado Assis - e os planos municipais de saneamento básico.

O ministro garantiu apoio. E aceitou o convite do deputado Assis para visitar o Piauí. Chioro prometeu, para o mês de maio, cumprir uma agenda sobre o lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico e o seminário sobre o Programa Mais Médicos na cidade de Parnaíba.

Rede oncológica. Sobre a implantação da rede oncológica em Parnaíba, defendida pelo prefeito Florentino Neto, o ministro se propôs a agilizar a instalação da rede - o que contribuirá também para amenizar o fluxo de pacientes que procuram tratamento de câncer em Teresina.

Saúde da mulher. O deputado Assis abordou a implantação do Centro de Referência da Saúde da Mulher, no mesmo município, e que conta com emenda parlamentar de R$ 30 milhões colocada por ele. O ministro determinou a imediata análise do projeto para procedimentos futuros.

HUT. Sobre medidas para melhorar o atendimento de urgência e desafogar o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), o ministro determinou à sua equipe que acompanhe e ajude a resolver a situação, fortalecendo a rede de retaguarda e agilizando a implantação do Protocolo de Urgência e Emergência no HUT.

Medicamentos. No que diz respeito à produção de medicamentos fitoterápicos – aqueles obtidos de ervas medicinais - pela UFPI (Universidade Federal do Piauí), o ministro também se comprometeu a dialogar com a equipe técnica do Ministério para que se possa dar prosseguimento ao projeto que tramita no Ministério.

PMSB. Sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico - convênio entre a UFPI e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - o ministro determinou que o seu gabinete acompanhe e agilize a liberação dos recursos tão logo sejam resolvidas as pendências do convênio.

CEIR. Para o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), foi tratada a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social e Saúde (Cebas) e o ministro determinou que agilize, além da certificação, a habilitação do CEIR como Centro de Reabilitação Tipo 3, que prevê não só atendimento da deficiência física, mas também auditiva e intelectual.




ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO