• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Ministério Público Estadual, através da 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou ação civil pública contra o Estado do Piauí, pedindo a nomeação dos defensores públicos aprovados no Concurso Público Edital nº 001/2009.



De acordo com o Ministério Público, existem 108 cargos vagos disponíveis para nomeação, ou seja, Comarcas em que não há Defensoria Pública regularmente instalada a fim de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população carente, como garante a Constituição Federal de 1988, em arts. 5º, LXXXIV, e 134º.



“É de conhecimento público o amplo déficit de defensores no Estado do Piauí. Estima-se que, hoje, há cerca de 76 comarcas de municípios piauienses sem defensores públicos e, inclusive, em cidades como Parnaíba e Teresina, também são insuficientes. Sem a nomeação de mais defensores, o próprio Estado do Piauí não garante esse acesso aos cidadãos e, assim, viola esse direito fundamental assegurado constitucionalmente à população piauiense”, explica o Promotor Francisco Raulino Neto, que responde pela 44ª Promotoria de Justiça.



Por isso, o Ministério Público requereu ao Poder Judiciário determinação para que sejam nomeados  todos os aprovados e classificados nesse concurso.

 

MP/PI