• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

Pelo menos dois Postos de Saúde de Floriano-PI o Viana de Carvalho e o José Paragussú, além da Unidade Básica de Saúde João Oka que fica no bairro Bosque Santa Teresinha, foram visitadas nesse últimos dias pelo vereador e professor Miguel Vieira de Barros Lima, integrante da base de oposição na Câmara ao governo local. Nos postos, o parlamentar disse que constatou inúmeras irregularidades e citou até maus tratos a pacientes que procuram os locais, após ter sentido algum problema de saúde.



 O vereador disse que está fazendo as visitas após ter dito constatação dos serviços que estão a desejar. “Visitamos algumas unidades e constatamos que o serviço de saúde está deixando a desejar, pois em alguns postos não existe telefone (Bosque), há informações de maus tratos por parte de alguns servidores no atendimento, isso partindo de  pessoas que não tem  a função de atender, então, isso deixa claro o descaso, e mais uma  vez estamos cobrando as presenças do secretário de Saúde nos postos, bem como,  a presença do prefeito nos órgãos do município, além  das presenças de todos os agentes públicos do município junto a comunidade”, coloca o vereador.

 


O parlamentar petebista  Miguel  Vieira disse que os assessores diretos da administração precisam estar no meio do povo para sentir o sentimento da população em relação ao poder público, ou seja, ao Executivo. 

 


O secretário da Saúde de Floriano, médico Bigman Barbosa foi procurado pela reportagem do piauinoticias.com após ter se posicionado o vereador Miguel, e esse falou em entrevista.  Quando ao atendimento na sua área de atuação,  o secretário Bigman afirmou que esse vem ocorrendo de forma regular, pois as equipes estão completas, mas há ainda um problema a ser solucionado que é uma herança e explicou, “o servidor público acha que a gente não precisa dar aquele atendimento  diferenciado a nossa população e o servidor estava quando nós assumimos, com a autoestima muito baixa, não estava acreditando da sua importância na estrutura da saúde”.



O gestor disse que neste momento estão sendo melhoradas as estruturas físicas de alguns postos com reformas e ampliações, e ainda qualificando e aumentando a autoestima  de cada um.

 



Telefones
O secretário explica que tinha três Postos de Saúde com os telefones cortados e uma dessas contas era de 2009, e que essa conta foi paga na sexta-feira, 14, e que os profissionais da empresa de telefonia  devem agora está fazendo a religação. “De vez enquando, pela desorganização da empresa de telefonia nos aparece uma conta no sistema, o telefone é cortado por uma conta antiga, mas isso são coisas pontuais e quanto ocorre estamos prontos para resolver, bem longe da situação que nós encontramos, pois havia Postos de Saúde que não tinham fios de telefones vindo do poste para a Unidade”, explicou, afirmando que ainda esta semana as irregularidades em relação aos telefones estarão sendo sanadas, e esses  estarão em pleno funcionamento.

 

 

Da redação

IMAGENS: piauinoticias.com