O prefeito do município de Pedro Laurentino, Hernande José de Sá Rodrigues, e seu vice, José de Jesus Barbosa de Carvalho, vão ser julgados amanhã pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ambos são acusados de captação ilícita de recursos financeiros durante a última campanha eleitoral, que aconteceu em 2012.
Sob eles pesam ainda a acusação de abuso de poder econômico. Na ação movida pela coligação encabeçada pelo PMN, eles pedem ainda que o mandato dos gestores seja cassado. No mesmo dia também será analisado um recurso contra o ex-prefeito de Simões, Francisco Dogizete Pereira, porém provavelmente o processo perca o objeto, já que pede a cassação do diploma.
Nessa semana, os membros da corte do Tribunal também estão organizando esforços para julgar a maior quantidade de prestação de contas. Somente hoje serão quatro processos e amanhã serão mais cinco. Entre as ações estão a prestação de contas do PP e PSOL, referente ao ano de 2011 e 2012, do PSB referente ao diretório municipal de Betânia do Piauí, PSC do diretório de Corrente e de candidatos aos cargos de prefeito e de vereadores do interior do estado.
Desde o ano de 2013, os magistrados haviam informado que estão realizando esforços para diminuir a quantidade de ações deste tipo, por isso o número de prestações de contas nas sessões são bastante elevados, e com a aproximação das próximas eleições, o esforço será mais concentrado para que acumulem julgamentos.
portalaz