• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (18), em Teresina, recursos para implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), proposta articulada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) desde 2012, e que recebeu adesão da capital, Teresina. “Os trens leves são importantes para mobilidade urbana, e as pessoas precisam desse transporte rápido, confortável e barato”, disse o deputado Assis.
dilmawilson022014

No total, o governo federal investirá R$ 611 milhões em mobilidade urbana no Piauí. Os recursos para trens leves serão utilizados em Teresina para implantar a Linha Sudeste do VLT, com 13,6 km, ligando a estação Alberto Silva à estação terminal Itararé; e para construir 30,3 km de corredores de ônibus, além de três viadutos e a segunda ponte na Avenida Poti.

“Posso dizer que nunca o governo federal colocou tanto dinheiro para mobilidade urbana, ou seja, transporte coletivo de massa aqui no Piauí. Me orgulho disso porque essa é uma obra que vai beneficiar na veia as pessoas. Não é uma obra que seja de pequeno interesse, ela tem o mérito de garantir que todos os moradores de Teresina sejam contemplados”, disse a presidenta.

No mês de janeiro, o deputado Assis havia anunciado os investimentos na área de mobilidade, após reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; os senadores Wellington Dias e Ciro Nogueira; e o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
 

Trens Leves
No ano de 2012, o deputado Assis Carvalho apresentou a proposta dos trens leves para prefeituras da região Norte. E, no ano seguinte, articulou uma série de encontros técnicos do Banco do Nordeste com prefeitos.

A partir disso, foi criado um grupo de trabalho formado por técnicos das prefeituras e do Banco para trabalhar questões como comitê gestor, lei de definição de projetos prioritários, fundo garantidor, elaboração do termo de referência, dentre outros.


Investimentos
A presidenta Dilma também anunciou a inclusão no PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento – etapa 2) das obras de pavimentação do trecho da BR-235, que vai de Bom Jesus à divisa com a Bahia; assinou ordem de serviço para instalação de 29.088 cisternas do Programa Água Para Todos no Piauí para beneficiar 29 mil famílias; e entregou 5 motoniveladoras e 35 pás carregadeiras para 40 municípios piauienses.

 

 

Assessoria Assis