O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está reunindo esforços e nesta semana vai julgar 56 processos. A grande maioria dos julgamentos serão sobre prestação de contas dos municípios do Piauí. Uma denúncia de apropriação indébita contra a prefeitura de Jaicós também será avaliada.
No primeiro dia de julgamento, os conselheiros da Primeira Câmara vão analisar 16 processos, entre eles uma representação contra a secretaria municipal de Saúde do município de Barras, após a realização de auditoria do Sistema Único da Saúde (SUS). Eles vão analisar as contas da prefeitura e de mais seis setores da administração pública do município de Barras, Capitão de Campos, Cajueiro da Praia, Bom Princípio do Piauí, Patos do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, São José do Divino e de Nazária, todos referentes ano de 2011.
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SDU-SUDESTE) também vai ter suas contas avaliadas. Já sobre o município de Jaicós, os conselheiros vão analisar a denúncia, feita pelo Banco Rural, de supostas irregularidades praticadas pela prefeitura. Eles são apontados por não terem repassado para instituição financeira os recursos descontados dos vencimentos de servidores públicos municipais de títulos de consignação.
O segundo dia de julgamentos, que acontece todas as quartas-feiras, os membros da Segunda Câmara vão analisar o balanço geral feito em Sussuapara e em Milton Brandão.
Na sessão Plenária que acontece com a presença de todos os conselheiros que compõe o TCE, eles vão analisar 34 processos. O primeiro deles é um pedido de revisão das contas de São Miguel do Tapuio sendo que a pauta segue com mais recursos interposto pelas prefeituras de União, Inhuma, Cabeceiras, Valença do Piauí e pela Câmara de Assunção do Piauí. ASDU-Centro Norte e a Assembleia Legislativa do Piauí também pediram revisão de um julgamento anterior.
Denúncia contra a prefeitura de Várzea Branca também será avaliada, assim como uma solicitação de inspeção no município de Geminiano.
portalaz