O deputado federal e petista Jesus Rodrigues, após deixar a liderança da bancada federal no Congresso está enviando uma nota a imprensa onde fala do seu período e das suas ações desenvolvidas frente ao grupo. Ele disse que sai com o sentimento do dever cumprido.
Veja nota
-Ao término do período de um ano para o qual fui indicado para coordenar a bancada federal do Piauí, deixo a função com o sentimento de dever cumprido, pois considero que desempenhei papel importante em alguns aspectos, por exemplo, na mobilização junto à bancada e junto a outros estados contra a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que diminuía a representatividade do Piauí na Câmara Federal e, consequentemente, as vagas na Assembleia Legislativa.
Mesmo diante dos inúmeros compromissos relacionados ao meu gabinete e ao meu partido, executei a tarefa com dedicação e responsabilidade, agendando reuniões, propondo ações da bancada, acompanhando as emendas orçamentárias, chamando para a necessidade de trabalho em conjunto frente a aprovação de projetos importantes, como a inclusão do Piauí no Projeto de Integração da Bacia do São Francisco.
Sabemos que esta não tem sido uma Legislatura fácil em virtude de uma série de fatores peculiares, como a intensa intervenção do Judiciário em decisões que, constitucionalmente, cabem ao Legislativo, a exemplo do projeto de redistribuição dos royalties de petróleo. Além disso, o contingenciamento das emendas de bancada em benefício das emendas individuais, tanto que nenhum dos estados conseguiu a aprovação de emendas de bancada, com exceção daquelas relacionadas aos interesses do governo em programas como o PAC, por exemplo.
Para se ter uma ideia, de 2011 para cá, apenas três emendas de bancada foram empenhadas: uma, de minha autoria, para a instalação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz no Piauí (liberada em parte), uma da deputada Iracema Portella para o Centro Materno Infantil (liberada no total), e uma do deputado Assis Carvalho para a construção de unidade de saúde em Picos (liberada em parte).
Mas as dificuldades não nos impediram de trabalhar por mais recursos para o Piauí, por mais investimentos do governo federal, por um Piauí melhor. Juntos, fomos ao Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Planejamento, Casa Civil, Ministério da Integração e Codevasf, tratar de projetos importantes para o Estado.
Por fim, faço votos de que neste ano, em que vamos executar o Orçamento de 2014, o novo coordenador, senador Ciro Nogueira, consiga empenhar algumas emendas, porque esforços não faltarão, nem da minha parte, nem dos demais parlamentares.
Jesus Rodrigues Alves
Dep. Federal (PT-PI)
Matéria relacionada
Senador Ciro é eleito coordenador da bancada do PI no Congresso
Da redação