Na manhã desta quarta-feira, 5, a bancada do Piauí no Congresso Nacional debateu o relançamento do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Eixo-Oeste do rio São Francisco. O estudo é necessário para incluir recursos federais para a Integração de Bacias, que vai levar água ao semiárido piauiense.
Hoje, deputados federais e senadores estiveram reunidos com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, em Brasília. Na ocasião, foi discutida a necessidade do reforço hídrico nos reservatórios de Petrônio Portela, Jenipapo e Pedra Redonda. A obra tem como objetivo beneficiar 800 mil habitantes da fronteira seca do estado.
O presidente destacou que a prioridade da obra é o abastecimento humano, mas o estudo amplo será para o uso múltiplo da água. O estudo está orçado em cerca de R$ 21 milhões e a obra, em torno de R$ 2 bilhões. "A ideia é captar água no rio São Francisco e levá-la por um canal de 250 a 300km", explicou Elmo Vaz.
Coordenação da bancada
Ao final da reunião, os parlamentares realizaram a eleição do novo coordenador da bancada. O senador Ciro Nogueira (PP/PI) foi eleito coordenador e o deputado Assis Carvalho, coordenador adjunto.
Assessoria