A superlotação do HUT, curso de Medicina e rede de tratamento do câncer em Parnaíba e liberação de emenda para equipamentos hospitalares em Piripiri foram assuntos da reunião de ontem (14), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), senadores Wellington Dias e Ciro Nogueira; os prefeitos Gil Carlos, de São João do Piauí, e Firmino Filho, de Teresina; o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim. No encontro, foram discutidos temas da saúde relacionados a diversos municípios do Piauí.
A situação do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) foi analisada mediante relatório apresentado pelo prefeito Firmino. Uma das saídas apontadas foi a repactuação com Maranhão e Tocantins, intermediada pelo Ministério da Saúde, visto que é grande a quantidade de atendimentos a pacientes destes dois estados em Teresina. O Ministério também deverá discutir o teto financeiro de Teresina.
A providência indicada para resolver a superlotação é reforçar as unidades de retaguarda - que são os hospitais para onde são transferidos pacientes do HUT que já foram estabilizados, mas ainda precisam de internação ou tratamento prolongado. Neste caso, foi proposto potencializar o Hospital Universitário (HU). Padilha terá reunião ainda esta semana com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para organizar uma força tarefa visando o reforço no HU.
Parnaíba
O deputado Assis tratou também com o ministro da ampliação da rede de tratamento do câncer integrada à saúde da mulher, de Parnaíba, área para a qual o deputado Assis destinou uma emenda de R$ 30 milhões. O ministro garantiu apoio e pediu que seja agilizado o projeto para liberar os recursos. Padilha também garantiu que vai solicitar agilidade junto ao MEC para viabilizar as condições de funcionamento do curso de Medicina na cidade de Parnaíba.
Piripiri
Outro assunto foi a emenda do deputado Assis Carvalho para aquisição de equipamentos hospitalares, construção de academia de saúde; reforma, ampliação e construção de unidades básicas de saúde para Piripiri, no valor de R$ 1 milhão. O ministro se comprometeu em acolher a emenda.
Fotos: Rondon Vellozo/MS, Rodrigo Nunes/MinCidades e Sâmia Menezes