Em virtude da conclusão dos trabalhos legislativos estaduais, o deputado Fábio Novo (PT) garantiu que a entrega dos diplomas a parlamentares estaduais e municipais cassados no regime militar acontecerá no próximo ano, em sessão extraordinária que lembrará o dia 08 de maio de 1964. Na oportunidade serão devolvidos simbolicamente os mandatos de vários deputados estaduais, um vereador e outros suplentes cassados durante o regime militar.
Trata-se de um Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Fábio Novo (PT), que fará uma solenidade para entrega de diplomas aos deputados da época: Chagas Rodrigues, Deusdeti Mendes Ribeiro, Themístocles Sampaio Pereira, José Alexandre Cladas Rodrigues, Celso Barros Coelho (foto), aos suplentes Honorato Gomes Martins, Ubiratan Carvalho, José Francisco Paes Landim e o vereador de Teresina de então, Jesualdo Cavalcanti Barros, atualmente prefeito do município de Corrente.
Fábio Novo disse que, “trata-se de uma justa homenagem aos representantes políticos do Piauí, 49 anos depois da luta contra a ditadura de 64, a exemplo do que aconteceu em todo o país”. Outras casas legislativas, como no Maranhão e na Bahia já se posicionaram da mesma forma. Recentemente, o Congresso Nacional anulou a sessão que declarou vago o cargo do Presidente da República na época, João Goulart.
Homenagem – Também a Câmara Federal corrigiu a injustiça praticada no regime de exceção e devolveu simbolicamente os mandatos populares de 173 deputados federais cassados pela Ditadura Militar. Hoje, apenas 28 estão vivos.
Foi uma homenagem da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, criada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. O objetivo foi o de resgatar a memória e a importância desses parlamentares impedidos de exercer o mandato por atos da ditadura militar.
Alepi
piauinoticias.com
Foto: divulgação