As casas do Conjunto Habitacional José Pereira, área do bairro Meladão em Floriano, que tinha sido invadidas por populares começaram a ser desocupadas nessa manhã de quinta-feira, 5,. Cerca de 50 unidades estavam vazias e após as invasões, as pessoas que estavam como moradoras, depois que tiveram conhecimento que seriam despejadas, passaram a fazer manifestações e até promoveram atos públicos, pelas ruas do Centro e audiências na Câmara de Vereadores.
A desocupação foi feita com presença de integrantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Policiais Militares lotados no 3º Batalhão local, oficiais de Justiça e ainda homens da Polícia Federal. Elisomar Guimarães que está como gerente de regional da construção da CEF numa entrevista disse, “estamos cumprindo o mandado de desocupação das cinquenta unidades que foram ocupadas indevidamente por algumas famílias . A Polícia Federal, a Polícia Militar e oficiais de Justiça vieram para fazer cumprir o mandato de desocupação. As famílias que não estavam selecionadas pelo ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’ ocuparam de forma indevida”.
As casas invadidas e agora desocupadas devem ser entregues até o final deste mês às cinquenta famílias que foram selecionadas pela Prefeitura, disse Elisomar. Um chaveiro foi acionado para abrir as portas das casas invadidas e tudo foi acompanhado pela força policial. Não há informações até o momento sobre manifestações.
Estava no local o advogado Murilo da Mota Barcelo, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados dos Brasil, Seccional de Floriano. “Estamos acompanhando essa desocupação para verificar se não há excesso dos policiais e demais autoridades no ato de desocupação desse mandado judicial, precisamos garantir a integridade física do pessoal da comunidade”, disse o advogado Murilo afirmando que a OAB passará a acompanhar o caso.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com