Tramita na Vara Única de Floriano, sob responsabilidade do juiz, Brunno Christiano Carvalho Cardoso, uma ação penal que tem como réus o ex-prefeito do município de Paes Landim, José Cipriano de Sousa Lira, e o engenheiro Alcides Eduardo Veras Freitas. A ação é de autoria do Procurador Antonio Marcos Martins Manvailler e foi autuada no último dia 27 de novembro.
Os dois são acusados de cometerem crimes de responsabilidade previstos no decreto lei 201/67, lei nº 1.079/50 e lei nº 5.249/67. A ação foi autuada com base em um inquérito policial instaurado no dia 13 de maio.
Entenda o caso
Trata-se de uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra José Cipriano acusando o ex-prefeito de desvio de recursos do convênio celebrado com a Fundação Nacional de Saúde, através de pagamentos feitos à empresa de Alcides Eduardo, Engipec Engenharia.
Além disso, o inquérito policial instaurado mostrou que o ex-gestor também deixou de prestar contas de parcela das verbas recebidas através do convênio citado.
A reportagem entrou em contato com a Engipec Engenharia onde foi informada que Alcides Eduardo estava viajando, a atendente relatou ainda que não estava autorizada a repassar o número do engenheiro.
Outro lado
O ex-prefeito de Paes Landim, José Cipriano de Sousa Lira, não foi localizado para comentar a ação.
GP1