• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Foi lançado nesta segunda-feira, 2, o movimento pela construção da Barragem de Castelo do Piauí, para represar as águas do Poti, resolvendo definitivamente o problema de enchentes na capital, Teresina e em municípios situados às margens do rio. O deputado Antonio Félix (PSD) fez a saudação aos presentes em nome do deputado federal Júlio Cesar, um dos defensores da obra na Câmara dos Deputados.

 

“O deputado Júlio Cesar é o único parlamentar da nossa bancada presente, apesar de eu ter mandado convite a todos os deputados federais e senadores para o lançamento desse movimento pela barragem do rio Poti, entre Castelo e Juazeiro do Piauí. Além do potencial hídrico para a agricultura e pecuária, geração de energia elétrica e a industrialização da região, possibilitando ainda a contenção das águas do Poti, que no inverno é caudaloso e forte, mas que no verão não disponibiliza água para abastecimento humano e animal”, lembrou.

 

Segundo Antonio Félix, a construção de barragens é tão necessária que o Ceará quer represar as águas do Poti no município de Crateús. O deputado citou a barragem de Sobradinho, que possibilitou a irrigação do sertão do São Francisco e modificou o valor da terra, as estruturas e as classes sociais em todo o vale.

 

“A população passou por um processo de mudança significativo. Crescente procura de melhores condições de vida das populações. Pessoas de outras cidades buscam oportunidade por lá. O poder público facilita a compra e utilização de maquinários. Expansão da irrigação após a barragem e a hidroelétrica alterou a situação econômica de toda a região, sendo responsável pelo povoamento do Vale do São Francisco”, lembrou.

 

Os poços em Campo Maior estão com os níveis muito baixos. E a barragem vai resolver o problema de abastecimento em várias dessas cidades. “E essa é a nossa missão, que é defender os interesses dos nossos conterrâneos”.

 

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB) chamou para compor a mesa deputado federal Júlio César Lima (PSD), prefeitos de Castelo do Piauí, José Maia, de Juazeiro, Antonio Veríssimo, e de Aroazes, Tomé Portela, além do diretor-presidente do Idepi, Elizeu Aguiar; presidentes das Câmaras de Juazeiro, Edmilson Reis, e de Castelo do Piauí, Neirane Carvalho, além do conselheiro federal e coordenador da Comissão de Assuntos Nacional do Crea-PI, Marcelo Morais.

 

Os deputados Juraci Leite (PSD), João de Deus (PT), também falaram sobre a importância da barragem para as populações da região. “Esse desejo não começou hoje. Há muito se fala na barragem. O governador Alberto Silva já externava o desejo de ver construída a barragem de Castelo. Como a barragem de Boa Esperança, esse mesmo desejo de ver essa obra concluída. E todos os benefícios que ela vai trazer para a região”.

 

O prefeito de Juazeiro, Antonio Veríssimo, também falou em nome dos prefeitos presentes ao lançamento, lamentando a ausência de outros integrantes da bancada federal do Piauí no Congresso.

 

Alepi

piauinoticias.com