O I Congresso de Direito Agrário e Registro do Estado do Piauí e que se deu com início na quinta-feira, 28, com uma programação definida para três dias, teve grande participação popular e de autoridades locais e do Estado. A solenidade de abertura foi realizada no Prédio da Câmara Municipal de Floriano e contou com o desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho (imagem), corregedor geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
O direcionamento do Congresso era discutir problemas do setor agrário existentes no Estado e essas ações de discussões, segundo o corregedor Francisco Paes Landim, estão começando por Floriano. O corregedor numa entrevista ao piauinoticias.com enfatizou que a sua gestão está pautada de importantes questões institucionais do Judiciário do Piauí e acrescentou, “dentre as quais estão as questões cartorárias e agrárias do estado”.
O evento contou com treze conferencistas que discorreram sobre os mais variados temas e que se deslocaram de pontos diferentes de estados do Brasil ao município florianense. O foco, enalteceu o corregedor, é a regularização de terras no estado do Piauí, principalmente na região do cerrados.
O segundo Congresso a ser realizado e que será da mesma natureza já vem sendo programado para o ano de 2014 e deve ocorrer em Parnaíba, Norte do Estado.
Da redação
IMAGEM: piaunoticias.com