• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Defendendo a obrigatoriedade da realização do teste do olhinho nos hospitais da rede pública do Estado do Piauí, o deputado Flávio Nogueira (PDT), apresenta essa semana um projeto de indicativo de Lei na Assembleia Legislativa. A justificativa do projeto é proporcionar mais qualidade de vida aos recém-nascidos suspeitos de despertar algum tipo de patologia relacionadas com a visão. Para o parlamentar o Estado será obrigado a disponibilizar gratuitamente exames oftalmológicos para diagnóstico de patologias oculares congênitas, por meio da técnica conhecida como reflexo vermelho (teste do olhinho), nas maternidades do Piauí.

 

 

Entre outras medidas, o projeto sugere a elaboração de políticas públicas que deverão ser desenvolvidas pelos municípios piauienses sobre a importância do procedimento médico. “Cabe ao Estado através de parceria entre a Secretaria estadual de Saúde e os municípios, criar condições para a realização dos exames de que trata esta lei, bem como disponibilizar recursos com vistas à aplicação desta lei”, reforça o parlamentar acrescentando que o valor do exame é considerado alto cobrado pelos hospitais particulares do Estado.

 

 

O exame deverá ser feito nas primeiras 48 Horas do nascimento do bebê, período considerado propício para se identificar doenças precoces que possam resultar em problemas sérios de visão Ainda de acordo com o parlamentar uma vez identificado o problema a criança será encaminhada para um exame mais cauteloso. “Trata-se de um exame simples e de rápida execução, que pode ser realizado ainda na sala de parto, sendo capaz de detectar vários problemas de saúde em bebês e evitar complicações que levem à cegueira”, acrescenta.

 

A intenção do deputado Flávio Nogueira Júnior é propor medidas preventivas em combate à catarata, ratinopatia da prematuridade, toxoplasmose, coloboma, toxocaríase, hemorragia vitre, entre outras patologias capazes de, segundo o autor do projeto, causar danos ao desenvolvimento social e educacional da criança.

 

Alepi

piauinoticias.com