• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O líder político bioquímico Enéas Maia (PSDB) em entrevista ao vivo à rádio Santa Clara em Floriano no inicio deste mês enfatizou sobre a questão da política nacional, estadual e municipal. Enéas Maia disse que em seu discurso de posse no Instituto Teotônio Vilela – ITV/PI tinha declarado acreditar que o sistema político está falido. “O atual sistema político brasileiro está falido. Os partidos políticos perderam identidades e as pessoas hoje não acreditam em um projeto político-partidário porque os próprios partidos políticos não apresentam um projeto para a comunidade, sociedade e população”, afirma.

 


“Hoje foi quebrado um elo desde a redemocratização; depois da redemocratização vivemos uma escada atrás da outra procurando um avanço em torno das nossas instituições, ou seja, a instituição do poder federal, executivo e judiciário; procuramos com que essas instituições sejam fortalecidas para procurarmos ter um estado democrático realmente fortalecido”, diz.

 


Segundo Enéas Maia, os erros cometidos na gestão do PT nacional e agravados desde o período do mensalão contribuíram para que se perdesse cada vez mais o senso de ética e moral entre a classe política. “Esses erros têm afastado cada vez mais os políticos de bem da política que existeneasmais112013e hoje e colocado cada vez mais políticos que tem interesse em se beneficiar”, diz.

 


“Muitos dos políticos parece que não tem vergonha em tomar atitudes que beneficiam apenas eles e esquecem a população. Nós vemos isso com frequência quando deputados, secretários e prefeitos vão ceder entrevistas onde se debate política e estão falando apenas no que eu quero, no que eu falo e no que eu mereço. Agente não vê em um estado como o Piauí por exemplo as discussões dos problemas; vê discussões de quem vai apoiar quem e de quem vai ficar com quem e quem vai ter o que, então com isso a população vai se afastando cada vez mais”, explica.

 


De acordo com Enéas Maia, é preciso que se faça de forma urgente uma reforma política no país, entretanto quem está no comando e no poder não tem interesse porque pode ameaçar sua hegemonia. “Continuamos navegando nas mesmas águas e continuaremos sofrendo da mesma forma. O único modo de se mudar essa realidade que vivemos querendo ou não é através da população”, diz.

 


“Está faltando transparência em nível federal e muitos valores não se concretizam na prática. Está faltando seriedade em torno de obras inacabadas, transparência em nível de estado e em nossa cidade de Floriano”, afirma.

 


Enéas Maia falou ainda que todos têm convivido nesses primeiros meses de gestão em Floriano com programações e licitações feitas de forma irregular e tem denúncias de vereadores e algumas investigações no Ministério Público. “Temos visto naquele pedido de empréstimo de 7 milhões que não foi esclarecido em que realmente seria utilizado. Falta transparência também e isso faz com que a população desacredite cada vez mais”, enfatiza.

 

 

 

Por Jaquelina Nascimento