Os pescadores que são cadastrados na Associação dos Pescadores de Floriano participaram de uma reunião esta semana com o objetivo de obterem informações sobre o período da piracema (época de reprodução dos peixes) que se estende de novembro deste ano a março do ano que vem (2014) e ainda atualizarem os cadastro para receberem durante o período citado o seguro desemprego, benefício que é liberado pelo governo federal.
Nós estamos recebendo a documentação e assinatura do requerimento para essas pessoas receberem os recursos referente ao período, disse a presidente da Associação, a pescadora Maria Carmelita.
Hoje a entidade agrega 170 sócios, mas nem todos estão em dia com as suas mensalidades. Estava presente e ajudando na relação das pessoas para o cadastro o diretor do Sistema Nacional de Emprego, representação de Floriano, Carlos Eduardo.
O período de restrições para a pesca começa em novembro e vai até os primeiros meses do ano seguinte. O período de restrições, conhecido como Piracema, ou Defeso, tem suas regras definidas por Lei e no caso do não cumprimento, os infratores devem sofrer algumas sanções.
A Piracema, ou Defeso, "refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro." A palavra Piracema significa "subida do peixe" na língua Tupi.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com