• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Criação do programa especial de incentivo aos apicultores para a convivência com a seca no estado do Piauí, é o objetivo do Indicativo de projeto de lei apresentado pela deputada Flora Izabel (PT). A proposta foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e agora será objeto de discussão e votação nas demais comissões técnicas. A parlamentar petista busca a proteção da abelha e da flora do mel, através de medidas preventivas para evitar a sua destruição. Dessa forma o governo do estado deverá criar um cadastro com os profissionais da apicultura através do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater), em conjunto com as cooperativas e associações.

 

O artigo 3º estabelece a realização de pesquisas com as unidades de beneficiamento de mel e de outros produtos apícolas. O Emater ficará responsável pela fiscalização das unidades de beneficiamento de mel. Também as cooperativas e as associações deverão promover cursos, seminários, palestras e intercâmbios tecnológicos com o objetivo de profissionalizar os apicultores. Deverá acontecer o incentivo a exportação e o consumo desses produtos.

 

A deputada Flora Izabel prevê a fiscalização na utilização de produtos agrotóxicos no Piauí, além da criação da Câmara Técnica da Apicultura formada por técnicos dos órgãos governamentais e dos representantes das cooperativas. Fica definido que o Emater será responsável pela coordenação do Programa Especial de Incentivo aos apicultores com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR). O Indicativo também tem a finalidade de instituir a profissão do apicultor no estado do Piauí, com o objetivo de facilitar o acesso a programas como o Compra Direta, Pronaf, Seguro Safra, seguridade social e às negociações de dívidas com o prolongamento dos financiamentos.

 

Em 2012, as exportações de mel das cooperativas piauienses caíram do 7º para o 13º na pauta das exportações. As perdas somaram R$ 6 milhões. Dos polos produtores o mais atingido foi o de São Raimundo Nonato, onde as exportações caíram 96,20%. Foram vendidos 37.808     quilos de mel que renderam pouco mais de 103 mil dólares.  Em Picos, houve uma queda de 29,99% nas vendas de mel para o exterior. A produção caiu 80%. No ano passado a estiagem prejudicou a produção de mel no município da região sudeste do Piauí. Atualmente, o Piauí tem 18 mil apicultores.

 

Alepi

piauinoticias.com