O coordenador do Bolsa Família no Piauí, Roberto Oliveira, esclareceu nesta quinta, 24, a diminuição nos valores pagos a algumas famílias beneficiárias neste mês. Ele atribui a diminuição do valor às diferenças de informações encontradas pela gestão do programa e o que foi informado pelas famílias.
Segundo Roberto Oliveira, é feito, periodicamente, cruzamento dos dados que são informados pelos beneficiários. Em algumas famílias, há membros que conseguem emprego com carteira assinada. Mesmo que o fato não seja informado à coordenação, é possível coletar a informação junto ao Ministério do Trabalho.
"Muitas famílias informaram que tinha uma determinada renda e essa renda pode ter aumentando e a pessoa não ter informado. É o caso de uma das pessoas da família ter sido empregada com carteira assinada. Nos cruzamentos feitos essas informações são checadas", explicou.
Além disso, existem as condicionais que o programa exige que as famílias cumpram, como o acompanhamento da frequência escolar e a vacinação das crianças. A orientação dada pelo coordenador para quem se sentiu lesado com as revisões de valores é procurar o CRAS e checar o motivo.
No ano passado, 22 mil famílias perderam o benefício no Piauí após cruzamento de dados.
Os beneficiários que tiverem dúvidas podem ligar para o 0800-280-4004.
cidadeverde