A Assembleia Legislativa do Piauí realizou sessão solene nesta terça-feira (22) para entrega do título de cidadão piauiense ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República. O deputado Antonio Félix (PSD), autor do projeto de decreto legislativo concedendo a cidadania a Eduardo Campos, fez a saudação a e aos presentes. O governador Wilson Martins falou em seguida. Eduardo Campos encerrou os discursos.
Antonio Félix destacou as conquistas alcançadas por Pernambuco ao longo desses quase sete anos de gestão, como a transformação da saúde, inclusive a construção de três novos hospitais na região metropolitana de Recife e 14 unidades de pronto atendimento, e na educação, com a implantação de 13 escolas técnicas e 170 escolas de tempo integral e semi-integral no estado.
O governador Wilson Martins revelou que copiou algumas das experiências exitosas do governo Eduardo Campos, como o modelo de gestão da saúde e na educação. “Aprendi com o governador Eduardo Campos a trabalhar em parceria com as prefeituras a atenção básica".
Wilson Martins destacou a trajetória política do governador, cuja personalidade se destaca pela coragem de reivindicar o que precisa ser cobrado. "Aprendemos com o Educardo Campos e hoje temos um Piauí equilibrado, mesmo com o pouco volume de recursos transferidos pelo Governo Federal. Caminhamos com os próprios pés, renegociamos dívidas antigas, com juros impagáveis. O Piauí foi o estado que mais avançou em educação no país, antecipado metas em todos os setores da administrração".
O governador Eduardo Campos prometeu se somar aos que aqui vivem e os que já se foram a lutar por justiça, por oportunidades e investimentos que ainda fazem falta ao povo do Piauí. "Queremos viver o resto das nossosas vidas num Brasil que vá além, onde o Nordeste não seja visto apenas pelos votos que tem, mas pela alma generosa da sua boa gente. Vou pagar em prestações essa solidariedade recebida do povo do Piauí".
Além da maioria dos deputados estaduais, estiverem presentes à sessão o vice-governador Antonio José de Moraes Souza Filho, desembargador Edvaldo Moura, procuradora-geral Zélia Saraiva, prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, presidente da APPM, Arinaldo Leal, secretário de Educação, Átila Lira, ex-senador Heráclito Fortes, prefeito de Mino, Luciano Leitoa, prefeitos, vereadores e correligionários do PSB.
Currículo
Pernambucano de Recife, Eduardo Henrique Accioly Campos é filho da deputada Ana Arraes e do escritor Maximiano Campos e neto do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, começou a atuar na militância política, como presidente do Diretório Acadêmico em 1985.
Participou da campanha que reelegeu Arraes ao governo de Pernambuco, em 1986, assumindo a chefia de gabinete após eleição. Em 1990, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual foi eleito deputado estadual. Em 1994, chegou ao Congresso Nacional, eleito com estrondosos 133 mil votos.
No ano seguinte, foi secretário do governo e, em 1996, secretário da Fazenda. Foi reeleito em 1998 para a Câmara Federal, como deputado mais votado de Pernambuco, com 173.657 votos. Seu terceiro mandato como deputado federal veio em 2002, quando se tornou um dos principais articuladores do governo Lula.
Em 2003, assumiu como ministro da Ciência e Tecnologia e, em 2005, chegou à presidência nacional do PSB. No início de 2006, se licenciou do cargo para concorrer ao governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco, sendo eleito. Em 2010, foi reeleito com 82,84% dos votos, a maior votação entre os eleitos ao governo nos estados. Casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, Eduardo é pai de Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique e José Henrique.
Paulo Pincel Edição: Katya D'Angelles