“O cartão eletrônico veio para proporcionar maior conforto e segurança aos nossos usuários do sistema de transporte coletivo, especialmente os beneficiados por gratuidades, como os idosos, que hoje não precisam mais ficar confinados na parte dianteira dos ônibus.” A declaração é do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Herbert Miura, em relação à evolução dos benefícios aos portadores de gratuidades.
O dirigente se referiu às facilidades hoje proporcionadas a quem goza da gratuidade, munido do cartão eletrônico, devidamente apresentado ao equipamento denominado de validador, que registra eletronicamente a passagem, pela catraca dos veículos. Isso possibilita, entre outras vantagens, a comodidade de o beneficiário escolher o assento onde sentar, no interior dos ônibus coletivos.
Além disso, de acordo com os técnicos do Setut, o usuário da gratuidade dispõe atualmente de maior segurança, em caso de acidentes ou assaltos que atingem preferencialmente passageiros do setor dianteiro, antes da catraca. O presidente do Setut destacou ainda que a adoção do sistema de bilhetagem eletrônica tem proporcionado também maior controle do uso das gratuidades, evitando assim a incidência de grande número de fraudes.
Gratuidades pagas por todos
“Há maior transparência no uso das gratuidades, pois todas as passagens são registradas eletronicamente”, continuou o presidente, considerando que os usuários pagantes são quem custeia os contemplados pelas gratuidades. Segundo Herbert Miura, “quem paga a gratuidade é quem paga a passagem inteira e a meia, no caso dos estudantes”, viabilizando o benefício aos policiais, oficiais de justiça, idosos, pessoas com deficiência, deficientes visuais e agentes penitenciários.
Sérgio Fontenele (9987-7696)
Assessor de Comunicação
Setut