• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Caravana do Ministério Público do Piauí visitompfloforumu, nessa quarta-feira, 9, o município de Floriano e ação desenvolvida tem como objetivo principal, visitar as cidades do interior para estreitar o vínculo entre o Ministério Público e a sociedade, bem como ampliar o acesso da comunidade às campanhas institucionais do órgão. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí e contou com a presenças de lidereanças locais, representantes do Ministério Público do Piauí, advogados, estudantes do curso de Direito, secretários municipais, dentre outras autoridades estaduais e locais.

 

Segundo informações do o sub-procurador de Justiça do Piauí, Luiz Francisco Ribeiro, a Caravana do MP que é em parceria com a Corregedoria do Estado, está buscando discutir o fortalecimento dos Conselhos Sociais, incrementando, dessa forma, um dos mais importantes mecanismos de controle social.

 

“A população tem nos dado uma boa receptividade e isso reflete a importância do Ministério Público para a melhoria da sociedade. O MP está dando um salto importante no sentido de buscar soluções contra os problemas enfrentados pela comunidade, como a corrupção e a impunidade, e na consolidação de um movimento que permita a transformação social de fato”, afirmou o sub-procurador de Justiça do Estado.

 

Na opinião do promotor de Justiça de Floriano, Carlos Washington, o Ministério Público precisa ter uma maior aproximação com a população e fazer enxergar nele um aliado na defesa dos direitos e na proteção dos valores da cidadania. “A comunidade deve ter consciência de que é corresponsável, por exemplo, pelo combate à corrupção através da fiscalização da aplicação de recursos públicos e que os Conselhos Sociais são os instrumentos mais diretos para isso”

.


Para o  prefeito de Floriano, Gilberto Junior (PSB), que também é advogado e com atuação há mais de 20 anos, a visita da Caravana ao município, “reforça a responsabilidade do MP para com o interesse da coletividade piauiense. É um momento ímpar na história do Ministério Público”, disse ele. A Caravana do Ministério Público também está realizando visita a órgãos públicos, hospitais e atendimento à população, oficinas sobre saúde, segurança pública, defesa da pessoa com deficiência, defesa da infância, combate à corrupção, dentre outros temas.

 


Ao final do evento, todos os presentes lembraram o nome do representante do Ministério Público de Floriano, Edimar Piauilino, que encontra-se em São Paulo para tratamento de saúde.

 mpflo102013

 

Com informações de Chagas Rabelo

Foto II - Valdemir Fotógrafo