• roma.png
  • vamol.jpg

luzA audiência dessa terça-feira, 17, com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, foi esclarecedora. A conclusão é do deputado Tererê (PSDB), que representou a Assembleia Legislativa do Piauí na reunião com o ministro em Brasília, ao lado do deputado Antonio Uchôa (PDT).

 

Tererê revelou que Lobão sequer tinha conhecimento dos problemas relacionados à Eletrobras-PI, principalmente as constantes quedas de energia, que têm causado enormes prejuízos à população, bem como o atraso na execução do programa Luz Para Todos no Estado.

 

Durante duas horas e meia, integrantes das bancadas federal e estadual do Piauí expuseram os problemas relacionados ao fornecimento de energia em Teresina e no interior do Piauí.

 

“A qualidade da energia não existe porque não há investimento na geração e nem na manutenção da linha de baixa tensão, onde cabos, isoladores, transformadores, enfim, os equipamentos são velhos e precisam ser substituídos”, afirmou.

 

Tererê questionou Edson Lobão sobre a construção de cinco hidroelétricas nos rios Parnaíba e Poti, como vem sendo anunciado há anos. “O ministro me olhou, titubeou e respondeu que não. Porque não compensa. O Ministério optou pela transmissão de energia pelos chamados linhões”.

 

Apesar da má notícia, Tererê foi informado de que o Ministério vai disponibilizar R$ 346 milhões até 2016 para investimentos no Piauí, de modo a melhorar o fornecimento de energia para os municípios.

 

“Além desses R$ 346 milhões, o ministro anunciou 8.600 novas ligações do Luz Para Todos até 2014”, adiantou.

 

Além de Uchôa e Tererê, participaram da audiência os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB), deputados federais Assis Carvalho, Jesus Rodrigues (PT), Marlos Sampaio (PMDB), Iracema Portela (PP), Osmar Júnior (PCdoB), Júlio César e Hugo Napoleão (PSD) e o presidente da Eletrobras-PI, Marcelo Madureira.

 

 

Alepi

piauinoticias.com