No último domingo, 15, mais de 170 pessoas, todas moradores da comunidade Vila Parnaíba em Floriano-PI, foram a uma urna localizada num local definido pelo Conselho das Associações de Moradores (CONSAMF), Igreja EL Shaday, para votação numa eleição que elegeria o novo líder comunitário da Vila.
De acordo com informações de populares, os dois candidatos fizeram campanha de casa em casa e o resultado foi surpreendente, um empate. O candidato Moura Fé, que é servidor público e a candidata Maria do Socorro, tiveram 85 votos cada, sendo que houve votos em branco e nulos.
Com o resultado, a Comissão Eleitoral usando o critério de desempate, teria apontado a dona Maria do Socorro Alves como vitoriosa, por ter mais idade, mas o feito, segundo o candidato Moura Fé que esteve na redação do piauinoticias.com nesta manhã, fere o Estatuto Associativista. Disse ele quando esteve nessa de terça-feira, 17, neste portal de noticias, “estão ferindo o que rege no Estatuto da Associação de Moradores da Vila Parnaíba, quando no artigo 14 do Capitulo V – Das Eleições, diz o seguinte na letra D: Em caso de empate serão feitas tantas eleições forem necessárias para o desempate”, coloca afirmando que o trecho do Estatuto acima é uma confirmação de um erro praticado no processo realizado. O estatuto do referido bairro está de 23 de abril de 2002, registrado no Cartório Leal, 2º Ofício em Floriano.
O candidato disse ainda que tentará mais uma vez uma conversa com o líder do Conselho Enoque Ramos, e que se esse não resolver a questão por uma nova eleição, a Justiça deve ser acionada e para isso já está entrando em contato com um advogado para o caso.
Nesta tarde foi tentado um contato com o presidente Enoque na sede do Consamf, mas até o fechamento da matéria, por volta das 16:02h, não foi visto nenhuma pessoa no local, pois o mesmo estava fechado. Ainda houve uma tentativa de comunicação pelo celular do líder comunitário, mas esse não atendeu a ligação, apesar de que houve a confirmação da chamada.
Candidata eleita Maria do Socorro
A candidata que foi anunciada como eleita no processo por ter mais idade disse, “eu não gostaria que fosse nesse sistema da idade, mas é o que diz o estatuto, então eu agradeço a Deus e aos moradores pela confiança”.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com