• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Um Projeto de Lei apresentado pela deputada Rejane Dias (PT) visa tornar obrigatório que 5% das vagas na Construção Civil do setor público sejam destinadas a mulheres. Dessa forma, o Governo do Estado deverá constar nos editais de licitação das obras públicas e dos contratos na área da Construção Civil, desde que não seja incompatível com o exercício das funções. Conforme com o parágrafo único do projeto, "não se entenda como emprego, os cargos no setor de limpeza, faxina ou na área administrativa, mas, somente as funções no setor operacional".

 

Na justificativa a parlamentar petista, explica que "o acesso das mulheres brasileiras ao mercado de trabalho é importante porque, muitas vezes trata-se da única provedora da família". A deputada cita  que na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, funciona com sucesso projeto desse tipo que disponibiliza cursos profissionalizantes para mulheres atuarem na Construção Civil. O mesmo modelo do Projeto de Lei da deputada Rejane Dias é proposto nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e no Ceará.

 

Teresina - As pesquisas mostram que no Piauí existem mais de 300 postos de trabalho no setor. Em todo o Brasil foram gerados mais de 111 mil empregos nesse setor, com registro em carteira.  Dados do Sindicato da Construção Civil de Teresina apontam quatro pontos para o crescimento nessa área: a união de trabalhadores e empresários é o principal. O projeto será analisado e votado nas comissões técnicas, depois, irá a votação no plenário da Assembleia Legislativa.

 

 

Alepi

piauinoticias.com