• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

digitalPara garantir a segurança na troca de dados entre os usuários e os órgãos públicos estaduais, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) tem investido na certificação digital.

 

Essa certificação digital funciona como uma carteira de identidade eletrônica, permitindo que uma transação realizada via Internet torne-se perfeitamente segura, sendo necessário que as partes envolvidas apresentem suas credenciais, comprovando as suas identidades.

 

“Com a certificação temos garantia de que o emissor das informações é o próprio declarante e esse processo é de fundamental importância para os setores jurídicos, de recursos humanos e ainda para os órgãos que emitem ou recebem informações pessoais dos usuários via internet”, explicou Sérgio Ramos, responsável pela operacionalização da Certificação Digital na ATI.

 

Desde 2011, a Agência de Tecnologia da Informação emite certificados digitais do tipo A3, com validade de três anos. Foram emitidos cerca de 140 certificados e a projeção é que esse número triplique. “Em curto prazo devemos, pelo menos, triplicar o número, uma vez que estávamos priorizando as exigências da Receita Federal do Brasil no que tange às obrigações acessórias e só atendemos ao Poder Executivo”, esclareceu Sérgio Ramos.

 

Visando firmar convênios com os outros poderes, Legislativo ou Judiciário, a ATI está contratando a disponibilidade de emissão de mais 2.100 certificados digitais. “É um serviço que só tende a crescer, já estamos vivenciando realidades como: processos virtuais no judiciário,  emissão de documentos fiscais, certidões,  tudo via Internet”, destacou Sérgio.

 

 

govpi