O presidente da Terracal Alimentos e Bionergia, Ricardo Moura Júnior, visitou o deputado federal Júlio César (PSD) em Brasília para informar que vai implantar em Guadalupe projeto agroindustrial no valor de R$ 2,2 bilhões destinado à produção de cana, tomate e cacau. De acordo com o plano de investimento da Terracal para o Piauí, a cana-de-açúcar, tomate e cacau serão processados em solo piauiense para a produção de etanol, açúcar, pasta de tomate e amêndoas de cacau, além de energia elétrica.
"Vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Sem falar que um investimento deste montante é expressivo para qualquer município do Brasil, ainda mais para o do Piauí', disse o deputado Júlio César. O cronograma de implantação da Terracal prevê ainda para este ano o início do programa de seleção de variedades para as culturas. O plantio das primeiras áreas de viveiros para os canaviais deve ocorrer a partir dos meados de 2013.
O início da implantação dos componentes industriais, por sua vez, está previsto para o segundo semestre de 2014 e a expectativa da empresa é que o complexo esteja em plena operação em 2017. Estima-se que o complexo agroindustrial da Terracal no Piauí deve gerar 3.596 empregos diretos ao longo de sua implantação e 3.488 empregos diretos quando da fase de operação.
"É o maior investimento agroindustrial atualmente. E eu me comprometi a fazer parcerias permanentes para ajudá-lo no andamento das diversas ações junto ao governo estadual, federal e instituições oficiais", garantiu o deputado.
Isolda Monteiro