Os visitantes da 24ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri) e 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale) estão podendo experimentar um pouco do sabor do Piauí, provando a castanha de caju torrada na hora por cajucultores do município de Picos (PI).
No estande, apoiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), também pode ser degustada a cajuína, bebida preparada a partir do suco de caju, considerada um patrimônio cultural piauiense, e produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi). O evento que acontece até domingo (19) no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA), tem um público estimado em 60 mil pessoas.
Para o cajucultor e apicultor do município de Picos (PI), João Bezerra, “essa feira é mais uma oportunidade de divulgação de nossos produtos, como a castanha de caju, cajuína e mel, que são de primeira qualidade. Nós iniciamos (a produção) em 2005, apoiados pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal e desde então vem dando certo. Nós vendemos para todos os estados do Brasil e também para Alemanha. Esta é a quarta vez que participamos da Feira e a cada ano a gente traz mais produtos, tem mais participação do público e melhor aceitação. Nós estamos assando a castanha na hora e a cajuína já vem prontinha”.
A amêndoa da castanha do caju, verdadeira fruta do cajueiro, é um alimento altamente protéico e saudável, já que suas gorduras contribuem na redução do teor de colesterol. Na sua composição também se encontram nove dos 10 aminoácidos essenciais ao ser humano.
FONTE: Codevasf