Amanhã, quarta-feira, 15, a Cete (Comissão de Estudos Territoriais) da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Antônio Félix (PSD) realiza reunião para a assinatura do acordo de limite territorial que compreende 12 novos municípios onde existe conflito envolvendo limites territoriais. No último dia 7 de maio a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o acordo que define os novos limites no município de Cocal dos Alves, na região de Campo Maior.
Depois de assinado, o acordo será objeto de votação no plenário da Assembleia Legislativa. Dessa forma, Cocal dos Alves deverá ser o primeiro município reconhecido pelo legislativo estadual com novos limites de divisão territorial.
Foram convocados para a reunião da Cete os prefeitos de Elesbão Veloso, Aroazes, Novo Oriente do Piauí, Regeneração, Valença do Piauí, São Félix do Piauí, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Inhuma, Lagoa do Sítio, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Queimada Nova e São Francisco de Assis do Piauí.
Também deverão participar os presidentes das Câmaras Municipais desses municípios. Os conflitos de divisão territorial tornaram-se mais graves após a criação de novos municípios no Estado do Piauí, nas décadas de 1980 e 1990. Além dos deputados, a Cete é formada com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), CREA-Pi (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), APPM (Associação Piauiense de Municípios), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e APEAG (Associação Piauiense de Engenharia e Agrimensura).
piauinoticias.com
Alepi