• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

marg copyAtendendo a proposição da deputada Margarete Coelho (PP), a Assembleia Legislativa realizou na manhã dessa quarta-feira, 8, sessão solene especial para instalação da Frente Parlamentar Ambiental do Piauí, que tem como objetivo imediato servir de canal de interlocução das organizações não governamentais que defendem o meio ambiente e os poderes constituídos.

 

A Frente Parlamentar foi criada por requerimento da deputada Margarete Coelho - que é sua presidente - e aprovada por unanimidade da Casa. A sessão de instalação foi presidida pelo deputado Marden Menezes (PSDB), que chamou para compor a mesa dos trabalhos o secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, representando o governador do Estado; o superintendente do Ibama, Manoel Castro; Henry Barros, do Conselho Nacional do Meio Ambiente; Astrogildo Mendes Assunção, representando a OAB; Dionísio Neto, secretário municipal do meio ambiente; Tânia Martins, da Rede Ambiental do Piauí; Rejane Pieratt, da SOS Mata Atlântica; Francinalda Maria, vice-presidente da Associação Vida Ativa; o vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí, Avelar Damasceno Amorim.

 

Primeira a falar, a deputada Margarete Coelho explicou os objetivos da criação da Frente Parlamentar Ambientalista do Piauí, que tem como objetivo básico servir de interlocutora entre sociedade e governo. De imediato a Frente instalou - durante a sessão - o grupo de trabalho para acompanhar a votação do novo Código Florestal Brasileiro.

 

A deputada destacou as potencialidades naturais do Piauí e a necessidade de buscar um desenvolvimento alto sustentável, sem que seja preciso destruir a natureza em nome do desenvolvimento econômico. "Nosso Estado é potencialmente rico com biomas ainda em bom estado de preservação, que precisam ser mantidos desta forma para que as futuras gerações também possam desfrutá-las", disse a deputada.

 

Em seguida falaram: a representante da SOS Mata Atlântica, Rejane Pieratt, que representa a sociedade civil organizada na Frente Parlamentar Ambiental Nacional e se propôs fazer trabalhos conjuntos com a frente local; Faruk Moraes Aragão, do Ministério Público; Astrogildo Mendes, da OAB; Avelar Damasceno, da associação dos agrônomos, que se comprometeu a fazer parte da frente piauiense; e o secretário do Meio Ambiente, Dalton Macambira, que falou de suas realizações e defendeu a necessidade de formação imediata do Grupo de Trabalho do novo Código Florestal.

 

piauinoticas.com

Alepi