O professor Gilmar Duarte, um dos mais novos filiados do Partido dos Trabalhadores pode se tornar presidente do núcleo do PT de Floriano. Sobre o assunto já ocorreram algumas reuniões e o presidente atual, o ex-vereador e secretario de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araujo, é quem vem liderando as discussões.
De acordo com informações publicadas no site do partido, o PT terá em 2013 um novo Processo de Eleições Diretas (PED). Desde 2001, os filiados e filiadas do partido elegem seus dirigentes em todo o País, de forma direta e democrática. Com mais de 1,5 milhão de petistas de carteirinha, o PT é o único partido brasileiro que adota esse sistema.
No PED de 2001, compareceram cerca de 230 mil votantes. Em 2005, 315.342 filiados foram às urnas eleger a direção. Em 2009, mais de 500 mil filiados compareceram às urnas. A eleição deste ano que ocorre em novembro já provoca reuniões e discussões entre os dirigentes em todos estados e municípios que o partido é constituído.
No município florianense até o momento, só a divulgação de um nome para a disputa da liderança do partido, que no último mandato legislativo (2009/2012) tinha dois vereadores, os petistas Raimundo Martins e atual líder Edvaldo Araújo. Atualmente o PT conta com um vereador, o professor André Melo.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com