O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), suspendeu a sessão ordinária desta segunda-feira, 8, por dez minutos e convocou os deputados presentes para uma reunião de urgência no gabinete da presidência.
A reunião teve como objetivo discutir a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, que vai colocar em pauta na sessão do TSE, na quarta-feira, 10, a PET 95457, de autoria da Assembleia Legislativa do Amazonas, que pede a redefinição do número de parlamentares nas bancadas na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas dos Estados. O deputado federal Hugo Napoleão (PSD), que visitou hoje a Assembleia esteve no plenário e conversou com os deputados sobre o assunto.
"A bancada já é pequena e pode ficar ainda menor, caso a ação do Estado do Amazonas propõe", afirmou Themístocles Filho.
Na semana passada, uma reunião fechada, ocorrida no gabinete da ministra, no Supremo Tribunal Federal (STF), com integrantes da bancada federal, a ministra avisou que colocaria a matéria na pauta desta semana. Pela proposta defendida pelo Amazonas, o Piauí vai perder uma vaga na Câmara Federal e três na Assembléia Legislativa.
O argumento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas é consistente, segundo a avaliação dos deputados federais. Além do Piauí, podem perder vagas na Câmara os estados do Rio de Janeiro, Paraíba (duas vagas), Pernambuco, Rio Grande Sul, Paraná e Maranhão (uma vaga). Já os estados que podem aumentar as suas bancadas na Câmara são Pará (três vagas), Minas Gerais (duas vagas) Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas (uma vaga).
piauinoticias.com
Alepi