• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

temistO presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), suspendeu a sessão ordinária desta segunda-feira, 8, por dez minutos e convocou os deputados presentes para uma reunião de urgência no gabinete da presidência.

 

A reunião teve como objetivo discutir a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, que vai colocar em pauta na sessão do TSE, na quarta-feira, 10, a PET 95457, de autoria da Assembleia Legislativa do Amazonas, que pede a redefinição do número de parlamentares nas bancadas na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas dos Estados. O deputado federal Hugo Napoleão (PSD), que visitou hoje a Assembleia esteve no plenário e conversou com os deputados sobre o assunto.

 

"A bancada já é pequena e pode ficar ainda menor, caso a ação do Estado do Amazonas propõe", afirmou Themístocles Filho.

365News

Na semana passada, uma reunião fechada, ocorrida no gabinete da ministra, no Supremo Tribunal Federal (STF), com integrantes da bancada federal, a ministra avisou que colocaria a matéria na pauta desta semana. Pela proposta defendida pelo Amazonas, o Piauí vai perder uma vaga na Câmara Federal e três na Assembléia Legislativa.

 

O argumento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas é consistente, segundo a avaliação dos deputados federais. Além do Piauí, podem perder vagas na Câmara os estados do Rio de Janeiro, Paraíba (duas vagas), Pernambuco, Rio Grande Sul, Paraná e Maranhão (uma vaga). Já os estados que podem aumentar as suas bancadas na Câmara são Pará (três vagas), Minas Gerais (duas vagas) Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas (uma vaga).

 

365News

piauinoticias.com

Alepi