Prefeitos e representantes de entidades da sociedade civil de todo o estado participaram nessa quarta-feira, 3, na APPM, do Seminário de Mobilização das Conferências Municipais das Cidades. O evento é de responsabilidade do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano (Cedur), presidido pelo diretor-geral da ADH, Gilberto Medeiros. O Encontro desta quarta-feira serviu para avaliar as conferências já realizadas e planejar a 5ª Conferência Nacional das Cidades, cujo tema é Quem Muda a Cidade Somos Nós. Reforma Urbana Já!
Gilberto Medeiros falou da importância da participação de todos os gestores e movimentos sociais. “Não é mais possível pensar em administrar uma cidade de forma isolada. A responsabilidade é de todos. E nós da ADH e do Governo do Estado estamos prontos para colaborar na solução dos problemas municipais, principalmente na questão do desenvolvimento urbano”, disse Medeiros.
O representante dos Movimentos Sociais, Antonio Araújo, compartilhou do mesmo pensamento. “É impossível pensar em Saúde, Educação, Meio Ambiente sem pensar na coletividade. A cidade precisa ser ouvida a cada momento, não podemos mais elaborar um projeto sem consultar a comunidade. E as conferências existem para isso, para discutir o que se avançou e quais são os novos desafios”, argumentou ele.
A representante do Conselho Nacional das Cidades, Neide Carvalho, reafirmou. “Não é só uma Conferência. O que queremos é reforma urbana já. Sabemos que muitos prefeitos estão assumindo agora com muitas dificuldades, mas os municípios precisam cumprir com suas obrigações, daí a necessidade de dividir essa tarefa. Nossa parceria com a APPM tem sido muito positiva”, elogiou.
A coordenadora da Comissão Preparatória das Conferências Municipais, Ana Lúcia Gonçalves, lembrou que o prazo máximo para a realização das conferências municipais é o mês de junho e, no período de 22 a 26 de abril, acontecerá um curso de capacitação na elaboração de projetos e captação de recursos, oferecido pela APPM.
govpi