• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), José Carvalho, durante a passeata sobre o Dia da Água realizada nesta sexta-feira, (22,  concedeu entrevista a imprensa e falou sobre as ações do Dnocs para enfrentamento da seca. Na oportunidade, o diretor relatou que o Dnocs atua permanentemente para ajudar a população a enfrentar a seca e o principal papel do órgão é construir uma infraestrutura hídrica para enfrentar as diversidades do nordestino no período da seca.
joséCarvalhodnocs
O diretor defende construções de barragens, na qual acumulam água durante o inverno e no período de estiagem ajudam as populações humanas e os animais. “Essas estruturas hídricas podem também ser utilizada para atividade econômica, considerando sempre que a prioridade desses reservatórios é ao abastecimento humano, então qualquer obra hídrica no Nordeste a prioridade é abastecimento humano, em segundo a preservação do rebanho e em terceiro as atividades econômica”, conta.


José carvalho relatou ainda que o Dnocs e o Governo do Estado vem trabalhando para restringir o uso das águas para a atividade econômica, priorizando o uso dos abastecimento as populações, uma vez que as previsões indicam que as barragens podem não voltar ao seu nível normal e estão em estado bastante crítico.


Em relação à Barragem de Bocaina, o diretor informou que existe um conflito de interesses dos criadores de peixes da Barragem e dos produtores de banana e goiaba do povoado Torrões. “Temos que negociar esse conflito da população que quer a comporta aberta para irrigar suas plantações e a população que quer priorizar o abastecimento humano”, frisou.  A construção de Barragens ajudam a população piauiense a sobreviver a longa estiagem que assola o sertão nordestino.

 

Riachãonet