O empresário chinês Frank Shung, presidente do Grupo China Devenlopment Bank (CBD) e The Export-Import Bank of China (EXIMBANK), que esteve visitando nessa terça-feira, 12, a cidade de Floriano, teve como objetivo conhecer pontos considerados estratégicos para uma possível implantação de uma montadora de motocicletas e de componentes eletrônicos.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, que participou da comitiva comanda pelo prefeito Gilberto Junior (PSB), vice-prefeito Salomão Holanda (PRB), deputado Gustavo Neiva (PSB), secretários municipais, vereadores além de vários empresários locais, esse empreendimento seria possível através do Porto Seco de Floriano, que proporcionaria grandes condições favoráveis de localização. Várias BR's recortam o município e existe a proximidade de Floriano com quase todas as capitais do Nordeste, assim como com as principais rotas comerciais do mundo.
O empreendimento tem como objetivo nacionalizar produtos importados e internacionalizar produtos locais, devendo estes ser escoados por via ferroviária ou rodoviária ao seu destino final. Com a construção do porto, além da redução dos encargos envolvendo os produtos, as mercadorias também devem chegar com até 90 dias de antecedência, pois deixará de enfrentar as filas e a burocracia de outros portos.
Ainda segundo Avelino Neiva serão investidos cerca de R$ 15 milhões na construção do Porto Seco. O processo licitatório já está em andamento. “Com a construção desta obra a cidade de Floriano dará um passo importante no que tange ao desenvolvimento”, afirmou Neiva. O Porto Seco será construído num espaço de 10 hectares de área construída.
Para o prefeito Gilberto Junior (PSB), o empreendimento trará, além de outros benefícios, a geração de empregos para a população florianense. “Floriano encontra-se numa situação privilegiada, tanto empresarial quanto estratégica. São os avanços que queremos pra nossa cidade e região. Esses são os primeiros passos para quem quer buscar desenvolvimento. Deus vai nos ajudar pra que possamos conquistar mais cada vez os objetivos e os anseios da nossa população”, ressaltou Gilberto Junior.
O empresário chinês se mostrou interessado com os estudos apresentados pela Prefeitura de Floriano, principalmente, sobre a questão dos incentivos fiscais que podem, perfeitamente, facilitar a instalação do empreendimento na cidade. “Vamos estudar cuidadosamente todos os pontos apresentados. A nossa intenção é a melhor possível, e quem sabe, a gente possa presentear a cidade Floriano com esses empreendimentos, todos os pontos são favoráveis”, disse o empresário.
SECOM- PMF