Os prefeitos do Piauí se reúnem em Teresina para a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Estadual de Cofinanciamento da Saúde. O governador Wilson Martins (PSB) está presente no encontro e orientará os gestores sobre o uso dos recursos destinados às áreas de Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Centro de Especialidade Odontológica, Laboratório de Prótese Dentária e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Na ocasião, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) falou sobre a decisão que derrubou o veto da presidenta Dilma Rousseff à redistribuição dos royalties do Pré-Sal. "Ela pode muito, mas não pode tudo. Nós vencemos essa batalha com o apoio de todas as prefeituras", ressaltou o parlamentar.
Castro também fez críticas à atual postura do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que tem afirmado que o Estado ficará sem recursos. "Planejamos uma reta sem perda de recursos. O governador está a anos luz da realidade. O Rio de Janeiro não sairá perdendo", destacou.
O deputado federal Júlio César faz seu pronunciamento, também enfatizando a nova verba que os municípios receberão.
Termo de Adesão
O documento assinado pelos prefeitos terá prazo de dois anos e os municípios receberam a verba extra em uma conta destinada ao cofinanciamento. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) fará o monitoramento e a avaliação semestral em todas as áreas.
cidadeverde