O deputado Evaldo Gomes(PTC), ocupou a tribuna na sessão desta segunda-feira, 11, para defender o indicativo de projeto de lei de sua autoria que propõe a criação de uma Secretaria de Prevenção à Dependência Química, que tem como objetivo "buscar a prevenção, bem como a reinserção social ao dependente químico".
Para Evaldo Gomes, "essa nova Secretaria terá papel significativo na definição da política estadual acerca da prevenção, cuidado e enfrentamento à dependência química e a reinserção social dos usuários de drogas".
Depois de afirmar que as políticas adotadas pelo Governo para resolver os problemas das drogas - como a câmara de combate às drogas - não tem surtido os efeitos desejados, o que é visível até no interior do estado, dai a necessidades de novas iniciativas, como a criação desta Secretaria Específica, como existem as Secretarias de Educação, Saúde e segurança cada uma com sua área de atuação própria.
Apartes
Em aparte, a deputada Rejane Dias (PT) concordou com o pronunciamento de Evaldo Gomes sobre a expansão do consumo de drogas no Brasil, para ela "uma verdadeira epidemia", mas destacou as iniciativas que estão sendo tomadas pelos governos estadual e federal. "Nós criamos aqui a Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas que não tem relaxado na apresentação de sugestões, depois de realizarmos dezenas de audiências públicas em Teresina e em cidades do interior como Parnaíba, Floriano e Bom Jesus", disse Rejane, acrescentando que como resultado desta ação a presidenta Dilma lançou o programa de ajuda de custo às comunidades terapêuticas, com o título "Crak, é preciso vencer". Ela citou ainda a iniciativa do governador Wilson Martins de criar um centro de tratamento exclusivo para mulheres usuárias de drogas.
O deputado Antônio Félix (PSD) pediu para subscrever o indicativo de projeto de lei de Evaldo Gomes, lembrando que ele chega na hora certa, quando o governo federal anuncia que destinou R$ 4 bilhões no orçamento da União. Segundo ele, somente uma Secretaria de Estado poderia desenvolver projetos para aproveitar a utilização destes recursos.
Deusimar Brito Tererê (PSDB) também pediu para subscrever o indicativo de projeto de Evaldo, destacando que esta "é uma idéia que deverá repercutir em todos os estados brasileiros, pois este é um problema crônico que atinge a população de todo o país".
A deputada Liziê Coelho (PTB) também parabenizou a iniciativa do colega Evaldo Gomes, ressaltando que "até agora só se tem visto muita propagando e pouca ação do governo para solucionar um problema que hoje atinge a todos". Ela defende, por exemplo, uma campanha de prevenção junto às crianças que vivem em situação de risco.
Por último a deputada Amparo Landim (PSD) também pediu para subscrever o indicativo de projeto de lei de Evaldo Gomes que, segundo ela, vem em boa hora para ajudar a solucionar o problema que está hoje disseminado em todas as cidades, por mais longe e pequena que seja. Ela também acha que "não adianta mais apenas propaganda: é preciso ação, corajosa como esta".
piauinoticias.com
Alepi