Os parlamentares estaduais, tendo à frente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, PMDB, participaram nessa sexta, 1º, no Cine Teatro do Poder, de debate sobre a implantação do Gasoduto Meio Norte, que ligará os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Pecém, no Ceará.
A reunião contou ainda com a participação do secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, do deputado federal Assis Carvalho (PT) e do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim.
A superintendente de Projetos do Governo do Piauí, Lucile Moura, que coordenou a reunião, disse que os senadores e os deputados estaduais e federais piauienses assinarão documento que será encaminhado à ministra chefe do Gabinete Civil, Gleisi Hoffman, pedindo a implantação do gasoduto entre os municípios de Peritoró, no Maranhão, e Teresina.
“Esse trecho do gasoduto está orçado em R$ 273 milhões e esperamos que a nossa reivindicação seja atendida para que a Gaspisa (Companhia de Gás do Piauí) possa receber e comercializar o gás natural que já é produzido no vizinho Estado do Maranhão”, declarou ela.
O superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, afirmou que o órgão tem interesse em financiar a construção do gasoduto e defendeu que o Piauí execute projetos visando o seu desenvolvimento, “a fim de que não venhamos a nos tornar apenas um Estado de passagem, enquanto outros, como Maranhão e Ceará, já se encontram em fase mais adiantada”.
Piauinoticias.com
Alepi