• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

joaoO deputado João de Deus (PT) voltou a se pronunciar ontem, 7,  sobre o problema da estiagem no Piauí. Segundo ele, o mês de janeiro registrou um período de 15 dias sem chuvas, mesmo em Teresina. Ele lembrou que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia foi ampliada para acompanhar os efeitos da seca, visitou regiões atingidas, fez audiências públicas, e agora se vê na iminência de retornar aos mesmos lugares, levantando a nova situação e sugerindo a renovação dos decretos de emergência.

 

Segundo João de Deus, o governo distribuiu sementes, mas quem plantou perdeu. Ele disse que Marcolândia é o município mais castigado pela seca. Chamou a atenção dos prefeitos e sugeriu que a Comissão de Meio Ambiente volte a se reunir logo após o carnaval. A deputada Amparo Paes Landim (PSD) ofereceu um aparte para dizer que já carrega um trauma de secas, por ter nascido em São João do Piauí, onde geralmente as chuvas são escassas. Ela se solidarizou com o discurso do colega e se prontificou a atuar em favor da comissão.

 

O deputado Fernando Monteiro (PTB) defendeu que a Comissão do Meio Ambiente abranja também outros fenômenos, como das enchentes, uma vez que Teresina tem enchentes na zona norte. Sobre estiagem, ele disse que é impossível acabar com ela, pela própria situação geográfica do Estado.

 

O deputado Chico Ramos (PSB) falou sobre a longa história do DNOCS, que nunca solucionou o problema da seca. Disse que teve oportunidade de visitar Israel, onde não chove, mas eles aprenderam a transportar água a longa distância, usando estações elevatórias, enquanto o Nordeste, com grandes mananciais de água, nunca teve um projeto par solucionar de vez o problema da seca.

 

 

piauinoticias.com 

Alepi