• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Na manhã desta quarta, 23, secretários estaduais, técnicos e prefeitos de todo o Piauí discutiram na Fiepi (Federação das Indústrias do Piauí) parcerias entre o Governo do Estado e os municípios.  Abrindo o I Encontro Integrado Estado /Municípios, o governador do Piauí, Wilson Martins, falou de trabalho em conjunto nas áreas de saúde, desenvolvimento rural e educação, esta última receberá fortes investimentos nas áreas de transporte escolar, integração de redes e ProJovem Urbano, entre outras.

 

"O momento é o de compactuar ações, programas e convênios para o desenvolvimento dos municípios e do Piauí como um todo. 2013 é o ano de fazer acontecer; devemos dar as mãos para usar o que temos para que este seja o melhor ano no processo de desenvolvimento do Piauí", destaca o governador.

 

Para o setor educacional, o secretário da Educação, Atila Lira, garantiu apoio aos municípios em vários programas, o que foi reafirmado pelo governador. Dentre eles, o Plano Estadual do Transporte Escolar, onde o Estado repassará os recursos do Governo Federal aos municípios, investindo o mesmo montante com recursos estaduais, garantindo o atendimento das duas redes com gerenciamento municipal. 180 ônibus e 70 mil bicicletas também serão entregues este ano aos setor.

 

A integração das redes, onde os municípios assumirão o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, teve recursos financeiros, estrutura e formação de 10 mil educadores garantidos por parte do Estado. "As escolas estão sendo estruturadas para o uso comum entre as redes, garantindo a integração e o apoio aos municípios", explica Átila Lira.

 

O Projovem Urbano foi outro programa citado pelo governador em seu discurso. "Fomos o único estado que ampliou o atendimento ao programa em 2013, com um crescimento de 200%. Teremos um acréscimo de 14 mil bolsas profissionalizantes e mais 45 municípios que terão seus jovens com uma nova profissão", destacou Martins.

 

As compactuações  continuam a nível de secretarias com os municípios devendo buscar esses órgãos para acertar detalhes remanescentes, recebendo apoio técnico necessário para a transferência de recursos e execução dos programas.

 

O evento segue até o final da tarde, onde os prefeitos assinarão termos de cooperação para assegurar aos novos gestores o conhecimento necessário sobre os programas e projetos que podem ser levados aos seus municípios.

 

Piauí