Entre os dez estados contemplados com os recursos suplementares oriundos da transferência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conforme orientação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Piauí utilizará a suplementação na estruturação de unidades de atendimento no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (SINE-Piauí) que atendem trabalhadores constantes do Cadastro Único.
O Ministério do Trabalho e Emprego assinou com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, um Termo de Cooperação pelo qual o MDS repassou para o MTE recursos de seu orçamento que estão sendo repassados para nosso Estado por meio do atual aditivo.
Os recursos, prioritariamente, deverão ser investidos na reestruturação das agências, principalmente aquelas que se encontram em piores condições físicas. Serão priorizadas ações que auxiliem na inscrição do público do Plano Brasil sem Miséria (constante do CADUNICO) garantindo sua (re) inserção no mercado de trabalho.
A suplementação, segundo a diretora do SINEPIAUÍ, Samara Rocha, agregará muito as unidades do órgão e veio em excelente hora. “Com os recursos poderemos, por exemplo, fiscalizar e estruturar melhor os postos e equipamentos, dando uma melhor assistência aos trabalhadores e melhorar as condições de viagem que são feitas por estes, ao serem intermediados para trabalhar em outra cidade ou estado”, afirma.
Para tanto, mensalmente serão analisados os dados referentes à colocação do público específico, para que em parceria com o MTE, possa ser garantido o sucesso da ação, tendo sempre em vista a necessidade de disponibilizar melhores condições de atendimento nos postos, inclusive para trabalhadores do Brasil sem Miséria.
Ascom